2011/10/13

Notícias do Dia

O dia que marcou a disponibilização mundial do iOS5 da Apple vai ser certamente relembrado como o dia em que a Apple não conseguiu garantir um processo de actualização sem problemas - como tantas vezes apregoa e utiliza para se distinguir das plataformas concorrentes.

(Quanto às minhas opiniões sobre o iOS5... estão quase a sair.)

Já que estamos a falar da Apple, felizmente a Apple Store parece continuar a funcionar sem problemas, e menos de 2 dias depois de ter sido encomendado, o nosso iPod Nano já chegou! ;)

Temos também um leitor de cartões da Kingston com USB 3.0 para te oferecer... se achas que te pode dar jeito.


Um Ano de Windows Phone


Com os Android a começarem a mostrar a sua força e a dominarem o mercado de forma aparentemente imparável, os iOS da Apple têm conseguido manter-se, perante uma ligeira queda dos Blackberry, a inevitável contração do Symbian... e um Windows Phone que parece estar em vias de desaparecer.

Mas a verdade é que a parceria com a Nokia só começará a mostrar efeitos práticos em 2012, e eu continuo a achar que o que faz falta é uma promoção "a sério", a par de modelos a preços acessíveis. E que daqui por um ano estaremos a olhar para um gráfico com tendência invertida para os mobile da Microsoft.

(A Dell até já está de olhos postos nos Windows 8!)


Automóveis mais "Entretidos" da Cadillac


Se há segmento que tem ficado bastante para trás neste panorama dos tablets e smartphones, é o da indústria automóvel, que continua a cobrar exorbitâncias por sistemas de entretenimento nos seus veículos.
Se por 400 ou 500€ somos capazes de comprar um tablet multifuncional com potencialidades quase ilimitadas, nos automóveis um simples sistema de navegação pode chegar a custar 4 ou 5x mais.

No caso da Cadillac, não posso dizer que o preço seja mais barato, mas pelo menos começam a tirar partido  das evoluções que têm existido, e em 2012 vão disponibilizar o Cadillac User Experience. Um novo sistema de "infotainmente" que conta com um ecrã multitouch de 8" com sensores de proximidade e feedback táctil, com um CPU ARM11 tri-core, e que conta com reconhecimento de voz da nossa bem conhecida Nuance.





40% dos Utilizadores de Tablets usam-no em frente à TV


Se fosse necessário demonstrar o uso "social" dos tablets, eis que um relatório revela que cerca de 40% dos utilizadores utilizam os seus tablets enquanto vêem TV. Ou melhor dizendo... "estão em frente à TV" - já que não sei até que ponto estarão mesmo a olhar para o que lá passa.

Até eu noto bem esse efeito com um mero smartphone, que sempre que um certo episódio de uma qualquer série que não aprecie especialmente me comece a "chatear", opto por ir dar uma volta ao Twitter, tratar dos emails, ou então dar uso a um qualquer joguinho que me entretenha até ao final da sessão.

E ao menos, sempre estamos no sofá perto do resto da família, em vez de "fugirmos" para a sala do computador...


Morreu Dennis Ritchie, pai do "C"


Dennis Ritchie poderá ser um nome desconhecido da maioria, mas sem ele o mundo da informática arriscar-se-ia a ser bem diferente, já que foi co-criador do Unix e o responsável pela existência da linguagem de programação C. Não tão mediático como outra figura que recentemente nos deixou, o que é certo é que a morte de Dennis será certamente merecedora de igual respeito e consideração (ou mais ainda, dependendo da atracção de cada um para o campo da "utilização" ou da "programação".)


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. "Até eu noto bem esse efeito com um mero smartphone, que sempre que um certo episódio de uma qualquer série que não aprecie especialmente me comece a "chatear", opto por ir dar uma volta ao Twitter, tratar dos emails, ou então dar uso a um qualquer joguinho que me entretenha até ao final da sessão."

    Acho muita piada a esta tua observação, Carlos, que muitos de nós poderiam subscrever.
    O que me põe a pensar, enquanto professor de miúdos de 13-17 anos, é a dificuldade que todos nós temos, cada vez mais, em manter a concentração numa só atividade. Já ninguém tem paciência para suportar, um minuto sequer, qualquer coisa que não o prenda.
    Por isso, a missão do professor é cada vez mais complicada.

    Com os meus filhos, sinto que a melhor "prenda" que lhes posso dar é ensiná-los a estar uma hora por dia, em silêncio completo, longe de todo o ruído tecnológico, apenas com um livro ou um caderno à frente.
    A atenção é a aprendizagem mais importante do nosso tempo...

    Desculpem lá o sermão. A "culpa" foi do Carlos ;-)

    ResponderEliminar