2011/10/22

Notícias do Dia

As Vozes Femininas dos Computadores


Um artigo que aborda a interessante questão de que, porque motivo a maioria das vozes dos computadores são femininas? Uma questão que ganha agora ainda mais visibilidade com o mediatismo do(a) assistente virtual Siri no iPhone 4S.
É engraçado considerar-se que, para além das vozes femininas serem mais "agradáveis", se referirem aspectos históricos como a das operadoras que orientavam os pilotos durante as guerras - por ser uma voz que "sobressaia" no meio das vozes masculinas - mas também questões culturais que fizeram que, por exemplo na Alemanha no final dos anos 90, a BMW tivesse que alterar o sistema de navegação ao receber muitas reclamações de homens que se recusavam a seguir as indicações de uma "mulher"! :)

E vocês, tendo a possibilidade de optar entre vozes masculinas ou femininas no sistema de navegação ou "assistente" no vosso smartphone, qual preferiam?


A Biografia de Steve Jobs


Mesmo depois de nos ter deixado, a biografia de Steve Jobs continua a causar polémica. As opiniões sobre o livro parecem ser positivas, mas há coisas que não irão agradar a todos, como a lista de opiniões nada favoráveis sobre algumas empresas e individualidades. Fica-se também a saber que Jobs recusou tratamento na fase inicial da sua doença, o que poderá ter contribuído para o seu desfecho; e que o seu próximo "alvo" seria revolucionar a TV e também os livros escolares... Algo que realmente bem que deveria ser modernizado e tornado mais acessível (e barato ou gratuito, usando as vantagens do "digital") para facilitar a educação das gerações futuras (venha lá de quem vier!)

E ficamos também a saber que Steve Jobs parecia estar mesmo profundamente incomodado com o Android e tudo aquilo que ele considerava ser uma cópia das suas criações (iOS, iPhone, iPad)... o que não deixa de ser estranho para alguém cujas maiores inovações eram também "inspiradas" pelas criações de outros.

... Sem dúvida, um livro que vai valer a pena ler, pelo marco histórico que representa na evolução da tecnologia.



Google vende Chromebooks a "pronto"

Até aqui disponíveis apenas em modalidade de assinatura, por períodos de 3 anos, os Chromebook vão finalmente estar disponíveis a "pronto-pagamento".
Os Chromebook continuarão a estar orientados apenas para a educação e empresas - e com preços que não são nada atractivos ($499-$639)... pelo que me parece que o Google ainda não está disposto a reconhecer que este produto poderia teria sucesso junto do "público normal". (Eu até que gosto do conceito, mas por aqueles preços, preferiria comprar um computador completo - ou esperar que comecem a surgir os ultrabooks low cost. :)


Curtas do Dia

4 comentários:

  1. Dos_Passos22/10/11 20:23

    "Vou destruir o Android porque é um produto roubado...vou ter uma guerra termonuclear para esse efeito", afirmou Steve Jobs, segundo a biografia.

    Os destinatários são Eric Schmidt e Andy Rubin ex-engenheiro da Apple e que terá usado indevidamente segredos do iOS para o desenvolvimento do Android, segundo a acusação feita pela Apple no processo contra a HTC.

    ResponderEliminar
  2. Ultrabooks low-cost=netbooks.

    ResponderEliminar
  3. @Pedro
    Só quando os netbooks começarem a sair com CPUs i3/i5/i7... ;)

    ResponderEliminar
  4. Estranho 2 coisas, uma que o Jobs tenha recusado tratamento cirúrgico de ponta, ele que era um apologista da tecnologia e do que ela podia fazer por nós, parece um grande contra senso.

    A outra é que o "inovador" OSX aproveitou-se da base do BSD e de interfaces já existentes e foram eles próprios copiando umas coisas aqui, os outros copiam deles, é normal, é assim que se evolui. Ele mesmo não era um técnico, o Wozniak é que fez o trabalho sujo todo, quando ele morrer ninguém vai fazer luto, tal como ninguém fez pelo Dennis Ritchie, um homem que devia ter ganho um Nobel (embora tenha ganho um Turing) por tudo o que fez pelo mundo.

    A criação de monopólios que passam a vida a impedir que outras soluções sejam trazidas (muitas vezes através de patentes ridículas suportadas por um sistema retrogado). Pelo menos a Microsoft tira royalties disso, talvez pela sua incapacidade de criar coisas realmente inovadoras hoje em dia, mas mesmo assim não impedem o mundo de continuar a girar fora da sua órbita.

    O que demonstra que o Jobs é aquilo que sempre foi, egocêntrico. Estranho também que ele tenha virado budista sendo a pessoa que era.

    ResponderEliminar