2011/10/26

Notícias do Dia

Relembro que continuam abertas as inscrições para o 4º meeting oficial do Aberto até de Madrugada, para celebrar o nosso 4º aniversário; não vais querer perder as nossas famosas francesinhas. ;)

Noutras notícias... parece que finalmente - depois de muitas e alucinantes experiências - está resolvido o problema que fazia com que o botão do Facebook em cada post estivesse a mostrar resultados totais e com o "send/partilha" a sofrer de alucinações aleatórias que impossibilitavam o seu uso. Experimentem e digam-me se nos novos posts a coisa já funciona como é suposto.
(Passa a haver também ali na barra lateral à direita um botão de like "genérico" para o site global, que é o que conta com cerca de 1500 likes e que podem - devem! - clicar para mostrar o vosso apreço. Assim como do "Google +1" obviamente. :)

Em termos mais técnicos, o Aberto até de Madrugada implementa agora o Open Graph, que permitirá a mais serviços interpretar o que por aqui se passa de forma correcta.

Mas passemos às notícias do dia - sem esquecer que faltam apenas 15 dias para o Sapo Codebits!




Apple ganha Patente do Slide to Unlock


Parece que a Apple ganhou uma segunda patente referente ao agora comum gesto de "deslizar para desbloquear". É certo que há 4 ou 5 anos atrás, havia quem não conseguisse imaginar como se poderia usar um equipamento "touch-only" sem ter um botão físico para acordar e desbloquear o seu uso.
Mas por outro lado, não compreendo como a Apple terá conseguido esta patente quando esta mesma técnica já era utilizada no Neonode N1 em 2005 (dois anos antes da Apple ter apresentado o iPhone).

... Talvez se devessem ficar pelas patentes das micro-antenas.


93 mil Passwords de Políticos, Repórteres e Blogger reveladas


Na Suécia, país originário do polémico site de partilhas PirateBay, parece que para além de conteúdos como filmes e músicas, agora também se partilham passwords: com 93 mil password de políticos, repórteres e bloggers reveladas publicamente.

É ao ler notícias destas que me dou por satisfeito por usar o 2 step validation no Google. Confiar numa simples password (por complexa que seja) torna-se cada vez mais insuficiente no mundo de hoje, onde estas falhas de seguranças que revelam listas de passwords (ou que podem simplesmente ser interceptadas) vão acontecendo de forma cada vez mais frequente.


Touchscreen à prova de luvas


Os touchscreens têm-se tornado num dos principais interfaces... mas há que relembrar que nem sempre serão utilizados em situações onde se possa estar com os dedos "à mostra". Os actuais touchscreen capacitivos não são capazes de detectar toques quando se utilizam luvas, a não ser que sejam luvas especiais.
Mas, há quem esteja a trabalhar no desenvolvimento de novos touchscreens que podem ser utilizados com qualquer tipo de luvas. Portanto... com o tempo frio a aproximar-se, resta-nos o consolo de saber que no futuro provavelmente poderemos utilizar os nossos "mobiles" sem apanhar frio nas mãos (ou - como será mais provável - que os touchscreen possam chegar a paineis industriais onde os utilizadores têm que usar luvas de protecção, etc.)


10 Anos de Windows XP

Goste-se ou não, o Windows XP continua a ser um dos mais bem sucedidos sistemas operativos da história, e um dos "Windows" que maior sucesso teve e que muitos utilizadores continuam a recordar com nostalgia (se é que ainda não o estão a utilizar! :)

Depois do Windows 95 e 98, coube ao Windows XP apresentar uma face renovada do Windows para um novo milénio após a grande "barracada" que foi o Windows Me.

O seu trajecto não foi pacífico - tendo sido alvo de ataques famosos como o Blaster, que reiniciava milhões de computadores deixando os seus utilizadores em pânico - e foi também incapaz de concretizar o futuro que Bill Gates profetizava, dos Tablet PCs - que só agora, uma década mais tarde, se estão a verificar... e sem Windows (pelo menos até à chegada do Windows 8).

Mas o que é certo, é que terá sido um dos Windows que mais tempo se aguentou nos computadores de todos o mundo.




Curtas do Dia

4 comentários:

  1. Tou a visitar este blog com o XP como SO :-)

    ResponderEliminar
  2. A ser verdade essa patente devia ser anulada, uma vez que um dos pressupostos da patente é ser novidade.

    ResponderEliminar
  3. Estou cada vez mais ansioso pelo dia 5 de Novembro. :)

    ResponderEliminar
  4. O XP só ficou bom com o SP2, aquilo na prática era um SO completamente novo.

    ResponderEliminar