2011/10/21

O Ecrã PenTile do Galaxy Nexus


Tal como já se suspeitava, confirma-se que o ecrã SuperAMOLED HD utilizado no Galaxy Nexus utiliza o "polémico" padrão pentile que já no tempo do Nexus One dava que falar, criando efeitos curiosos que em situações extremas até permitem transformar imagens a monocromáticas em imagens coloridas.


Foi esta a forma encontrada pela Samsung para conseguir criar um ecrã com resolução anunciada de 1280x720, sem que com isso o tamanho fosse demasiado para caber no formato "smartphone", já que neste padrão PenTile, se utilizam apenas 2 subpixeis por pixel, em vez dos três tradicionais (RGB).

Curiosamente, se formos a contabilizar o número de subpixeis, o ecrã HD com 1280x720 do Nexus tem o mesmo número de subpixeis que o ecra de 960x640 do iPhone 4/4S:


  • Galaxy Nexus: 1280x720x2 = 1.843.200 subpixels
  • iPhone 4/4S: 960x640x3 = 1.843.200 subpixels



Há quem ache que esta escolha do PenTile é bastante má, realçando os "piores aspectos" do padrão pentile, como a criação de penumbras coloridas de um lado ou de outro de zonas de alto contraste - o tal efeito que permite que uma imagem monocromática apareça a cores - mas é preciso não esquecer que isso são casos extremos especificamente concebidos para demonstrar o problema. Em situação normal, não deverá haver motivos de "queixa".

Pessoalmente, o que me mais me incomodava nos AMOLED PenTile era o aparente padrão reticulado, que me fazia lembrar os viewfinders das velhas (e não tão velhas) camcorders; mas como também já disse por várias vezes, será algo que deverá ser menos notório em ecrãs de maior resolução.

A nível das densidades efectivas, e devido ao facto de não se poder comparar directamente um ecra com subpixeis RGB com outro que apenas tem dois subpixeis com cores alternadas, o site Anandtech demonstra a diferença entre a densidade dos pixeis, habitualmente utilizada para "medir" os ecrãs, e a densidade dos subpixeis, onde se verifica que o ecrã do Galaxy Nexus fica atrás de modelos como o Atrix 2, Droid, e do iPhone 4S.



Seria bom que a Samsung conseguisse fazer um ecrã SuperAMOLED Plus como o do Galaxy S2, que tem efectivamente todos os subpixeis... mas até lá, teremos que viver com o PenTile durante mais algum tempo.

Há ainda que ter em conta que o Google minimizou as situações que demonstram os "maus efeitos" do padrão PenTile, por exemplo: não utilizando linhas horizontais com apenas 1 pixel de altura. Pelo que, para todos os efeitos, não me parece que seja por causa disto que o Galaxy Nexus deixe de ser um equipamento altamente apetecível. Mas... nada como espreitar um ao vivo antes de fazer qualquer decisão.

[via Engadget]

12 comentários:

  1. O arranjo dos pixéis em PenTile nesta resolução não permite a olho nu ver qualquer pixel, a não ser que andes com uma grande lupa a olhar para o teu telemóvel. Mesmo na máxima ampliação o texto é extremamente nítido no Galaxy Note que tem uma densidade de pixéis menor que o Nexus. Logo no Galaxy Nexus para poderes ver essa "rede" de pixéis tinhas mesmo de andar sempre de microscópio na mão. No uso quotidiano (e a olho nu) que é o que interessa, a qualidade da imagem obtida é simplesmente fabulosa com um contraste e nitidez nunca dantes conseguidos.
    Para mais esclarecimentos deixo aqui este artigo de hoje (sem favoritismos aparentes) onde tudo é explicado. E volto a frisar, nada como experimentar antes de julgar.

    www.phonearena.com/news/Samsung-Galaxy-Note-and-Galaxy-Nexus-sport-HD-Super-AMOLED---is-the-PenTile-matrix-bad-for-you_id23134

    ResponderEliminar
  2. www.phonearena.com/news/Samsung-Galaxy-Note-and-Galaxy-Nexus-sport-HD-Super-AMOLED---is-the-PenTile-matrix-bad-for-you_id23134

    ResponderEliminar
  3. Isso vai exactamente no sentido do que eu disse: de que não me parece que "na prática" faça qualquer diferença em uso normal.

    ResponderEliminar
  4. @Carlos Martins em: "
    Seria bom que a Samsung conseguisse fazer um ecrã SuperAMOLED Plus como o do Galaxy S2, que tem efectivamente todos os subpixeis... mas até lá, teremos que viver com o PenTile durante mais algum tempo."

    Já agora acrescento/informo que a Samsung já criou um Super Amoled Plus HD, o do Samsung Galaxy Tab 7.7, que já foi apresentado há dois unpacked atrás!:

    http://www.phonearena.com/phones/Samsung-Galaxy-Tab-7.7_id6115

    (entre outros sites)

    ResponderEliminar
  5. Sim, é verdade!
    Até faz sentido, ecrans maiores, como o do Galaxy Tab 7.7, usar o SuperAmoled Plus HD, agora em ecrans com cerca de 4/5 polegadas, o SuperAmoled HD é fantástico e não se nota qualquer reticulado, mesmo!

    ResponderEliminar
  6. @Anónimo

    Referia-me obviamente a um ecrã "Plus" com estas mesmas dimensões. (Até o Note, com os seus 5.4" continua a usar o padrão pentile.)

    Mas é questão de continuarem a evoluir a tecnologia SuperAMOLED Plus, e minimizarem o tamanho dos pixeis...

    ResponderEliminar
  7. Tendo em conta a evolução vertiginosa que a Samsung tem feito nos ecrãs AMOLED não duvido que dentro de um ano vamos ver Super AMOLED + HD.

    Mas fiquei um pouquito desapontado com esta notícia. Gostava de ver o telemóvel ao vivo para ver se o efeito é significativo ou não comparado com um telemóvel com padrão normal.

    ResponderEliminar
  8. Sim, todos nós sabemos que a tecnologia não faz outra coisa senão evoluir...e muito rápido! Lol

    Em todos os sites que li e vídeos que vi de quem realmente já usou o protótipo do Galaxy Nexus, não ouvi outra coisa que não elogios, não houve ninguém que tenha usado o telemóvel e tenha dito "eh pá vê-se a rede e os pixéis", bem pelo contrário, ficaram sempre boquiabertos com a qualidade do ecrã.
    Mas Carlos, acredita, no tamanho destes ecrãs HD o Super Amoled é mais do que suficiente e nunca verás qualquer redinha, mesmo em ampliações máximas de texto ou nos pequenos pormenores. A não ser claro que o microscópio de bolso seja o teu amigo predilecto lol ;)
    Nada como experimentar antes de julgar!
    :)

    ResponderEliminar
  9. android.hdblog.it/2011/10/21/galaxy-nexus-e-super-amoled-hd-cosa-cambia-dal-super-amoled-plus/

    E aqui está mais um site que tem imensos artigos e vídeos próprios com o galaxy nexus, e acerca deste assunto dizem, por experiência própria, que não se vêem quaisquer pixéis. Na foto ampliada de um pormenor de uma flor no écran do nexus é referido que os pixéis não são visíveis a olho nu. Referem ainda, opinião de quem testou e usou os telemóveis, que já com o SGSII não tinham qualquer problema com os pixéis e muito menos com este novo Galaxy Nexus. Pelo contrário este e muitos outros sites de artigos e vídeos, que quem há realmente usou e testou o GNexus só tem a referir maravilhas do ecrã. Logo, para já, prefiro ficar pela realidade de quem testou o equipamento, do que pelas teorias de organização de pixéis nestas tão altas resoluções e densidades. ;)

    ResponderEliminar
  10. Dos_Passos21/10/11 21:14

    Até no display ficou atrás ? Esperem pelos benchmark CPU/GPU, câmara de vídeo/fotográfica, etc.

    ResponderEliminar
  11. O super AMOLED + HD está guardado para o próximo telemóvel da SAMSUNG (galaxy s3?), que será lançado quando acabar a parceria para o galaxy nexus. Vai ser já para o início de 2012.
    Eles têm que guardar alguns trunfos na manga.

    ResponderEliminar
  12. Por falar em fotos e videos ora aqui está o teste real. Não preciso de numeros que pouco dizem, mas testes reais como este sim. O Galaxy Nexus tira fotos bem mais rápido que o iphone 4S:

    http://www.youtube.com/watch? v=n0fN55W9erM&feature=youtube_gdata_player

    ResponderEliminar