2011/10/08

Uso de Memória Reduzido no Windows 8

A Microsoft parece estar no bom caminho com o seu Windows 8 - pelo menos é a sensação com que fico quando vejo as suas palavras relativamente aos métodos que estão a utilizar para optimizar o uso de memória durante o funcionamento da próxima versão do Windows.

Há algumas técnicas interessantes em jogo, se bem que algumas das quais até me assusto ao pensar que demoraram mais de uma década a serem implementadas (já que fariam todo o sentido terem sido implementadas de raiz num qualquer sistema operativo bem pensado!)

Mas... mais vale tarde que nunca, e aqui estão algumas delas:


Combinação de memória

Basicamente, trata-se de um sistema de "deduplicação" que tanto tem sido usado em sistemas de storage. Ou seja, se houverem vários programas a requisitar 100MB de espaço de memória "em branco", o sistema de gestão de memória do Windows 8 é suficientemente inteligente para lhes dar o mesmo bloco partilhado de memória. (Já que em muitos casos, os programas pedem a memória, mas acabam por nem lhe tocar.)
Claro que, caso comecem a utilizá-la, o Windows criar um bloco novo e único para cada programa.
Mas, usando esta técnica, podem poupar-se várias centenas de MB de RAM...


Serviços

Esta é uma das áreas que, enquanto programador habituado a trabalhar com recursos de hardware limitados, me irrita profundamente. Não consigo compreender como se pode admitir que se tenham serviços ou tarefas continuamente em execução para efectuar operações que podem acontecer apenas uma vez por semana (como tarefas de verificação de actualizações), ou outras... É de uma inefeciência extrema, e é algo que tento matar imediatamente no meu sistema.

Com o Windows 8, as coisas vão mudar - para melhor. Vai passar a haver um novo modo de funcionamento para os serviços: "Start on Demand", que faz com que os mesmos sejam executados mas depois sejam "limpos" da memória - COMO SEMPRE DEVERIA TER SIDO!

Ou seja, os serviço definem eventos de quando devem ser executados, e deixam de estar continuamente a ocupar memória no sistema, mesmo quando não lá estão a fazer nada 99.999% do tempo.


Outros melhoramentos

Depois há outros melhoramentos, como melhor detecção dos blocos de memória que são usados intensivamente ou não, possibilidade de alocar memória de baixa prioridade que pode ser preterida para que não afecte programas que estão a ser executados pelo utilizador, etc. etc.

Ou seja... parece que alguém se lembrou de começar a fazer as coisas como sempre deveriam ter sido. E se assim for, sem dúvida que o Windows 8 se arriscará a ser aquilo que o Windows há muito deveria ter sido.

5 comentários:

  1. Finalmente! Já era tempo de começarem a optimizar o SO. Vamos lá ver se é mesmo desta e se a coisa fica bem implantada.

    ResponderEliminar
  2. Todas essas optimizações e depois metem-me o Ribbon interface e destroem o Start Menu para pôr aquela burrada para tablets...

    Se o Windows 8 não der a possibilidade de não usar o GUI Metro acho que vou ficar-me pelo Windows 7.

    ResponderEliminar
  3. Mas tem Pedro.. já existem aí formas de retirar isso.

    Aqui tens links para isso:
    http://bytembora.blogspot.com/2011/09/windows-8-links-uteis.html

    (Carlos, desculpa a publicidade gratuita, mas estou com preguiça de colar os links um a um)

    ResponderEliminar
  4. Olha tudo coisas que outros SO têm faz anos heeeeee abriram a pestana :D

    ResponderEliminar
  5. FINALMENTE

    apesar do 7 estar muito bom, o 8 esta a prometer ainda mais

    só faltava mesmo a Microsoft ter uma marca de Pc própria para o SO não se ter que adaptar a milhentos modelos diferentes XD

    ResponderEliminar