2011/11/11

Asus P9X79 - 64GB de Ram para Todos

Tenho que confessar que sempre fui um amante da memória RAM. Desde sempre que tentei maximizar a eficiência dos meus computadores usando e abusando da memória disponível, e quase sempre andando "com o dobro" do que era normal. Quando o normal era ter 512MB eu tinha 1GB, quando era 1GB eu tinha 2GB, e mesmo agora, ainda me considero mais ao menos na trajectória indicada, com 12GB no meu sistema actual.

O truque é tentar usar ao máximo toda a memória disponível para evitar os sempre lentos acessos ao disco, e também usar um RAM disk para ajudar nalgumas situações. (Lá há-de chegar o dia em que os sistemas operativos ganhem inteligência suficiente para serem capazes de fazer essa gestão automaticamente da melhor forma - por enquanto, vou-me irritado com programas, e jogos, que mesmo podendo manter todo um nível em memória, continuam a carregá-lo do disco de cada vez que morrem e recomeçam.)

Mas voltando ao tema principal... Se em tempos delirava com computadores que vinham com 8 ou 16MB(!) de RAM, agora a ASUS quer-me fazer gastar dinheiro extra, com as suas motherboards P9X79... que trazem 8 slots de memória, permitindo ter 64GB num computador caseiro!

Humm... parece-me que vou ter que actualizar as minhas previsões de RAM para o meu próximo sistema...

4 comentários:

  1. Ya, é uma brutalidade slots... qd vi essa mobo pela primeira vez so depois é q notei q tinha mais 4 slots do era esperado..

    ResponderEliminar
  2. e que SO usas para tirar partido de toda essa RAM!?!?

    espero bem que não seja o Windows, pois senão estás a deitar dinheiro fora!!

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho 16Gb de ram num sistema windows e embora nunca tenha passado dos 10GB ocupados é facil conseguires ocupalos desde que saibas configurar os programas, que o permitem, par usarem a ram como cache bem como caso faças mts transferencias entres maquinas/NAS e o pc vai usando a ram antes de conseguir guardar tudo no disco.

    Seja como for partilho da opinião de que ram nunca é de mais :)

    ResponderEliminar
  4. O problema não está no SO nem na "inteligência" deste mas sim no programador!
    Embora admitindo que existe por aí uma firma que não cuida patavina destes assuntos, assim como segurança, os restantes tem uma boa gestão de memória e quando "escreves" para esses podes fazê-lo ponderando usar toda a RAM disponível e como a optimizar.
    O grande problema é que a grande maioria dos programadores actuais usa a técnica de cortar e colar com cuspo uma enorme montanha de lixo - em quase todos os SO principalmente aqueles que o fazem para os dessa tal firma e pior ainda quando o fazem com "ferramentas" dessa mesma firma!
    Já por diversas vezes tivemos estas conversas e conheces bem o que se passa no "mundo" embedded mas não poderia passar sem manifestar a minha constante surpresa a cada dia que passa principalmente quando me dedico a "caixotes" que desconhecia - algumas pequenas centrais chinesas são mesmo do melhor que vi até hoje e sei que anda por aí muita coisa melhor e num pequeno espaço de uns míseros k de uma qualquer ROM!
    De assinalar que entre dezenas de caixotes ou de código disponível, existe um claríssimo d(en)ominador comum - 100% pinguins contra O - janelas e maçãs. Ou seja, é um mundo animal vs uma natureza morta e um "vegetal"!

    Quanto aos jogos o panorama é pior. Há dias vi um post do Marco onde aparecia uma imagem do DUNE. Deu-me a saudade e "bora". Depois desse veio o Diablo e foi neste que parei para pensar um pouco e verificar que apesar do Diablo já vir com imensa tralha é um jogo que, relativamente, ocupa tão pouco. Aqui, o grande problema nesta cavalgada desenfreada do consuma de RAM, continua a ser o mesmo dos restantes programas ou seja, ninguém se preocupa em escrever código directamente para o GPU mas sim para pedregulhos-na-engrenagem em software. Com a agravante de geralmente optarem pelo pior!

    @braço.

    ResponderEliminar