Já quase todos vocês estarão familiarizados com as populares imagens "night-vision" popularizadas pelas câmaras de vídeo e de segurança. No entanto, esse modo é um pouco enganador, uma vez que recorre a luz-infravermelha (invisível aos nossos olhos) para iluminar o que se pretende ver. Sendo que, na ausência dessa iluminação... tudo permanece às escuras.
Uma coisa bem diferente e mais interessante são as câmaras que nos permitem visualizar imagens captadas no espectro mais longo dos infra-vermelhos (dos 8 aos 15µm) e que corresponde às imagens térmicas, como é o caso desta Gobi da Xenics.
Ao contrário das anteriores que dependem de um iluminador IR, estas imagens são obtidas sem necessidade de qualquer iluminação adicional, captando a temperatura a que estão os objectos e transformando-a em imagens como as que podem ver no vídeo seguinte.
Como se pode ver, as possibilidades de aplicação são imensas: não só para sistemas militares; como também no ramo automóvel (transformando a noite em dia, e permitindo a detecção de pessoas e obstáculos); e em muitos outros casos (se pensam ter um cano com fugas; uma câmara destas permite rapidamente "ver" o problema através das paredes.)
2011/11/18
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O problema é que estas camaras nao sao nada baratas..
ResponderEliminarpois... nada baratas!
ResponderEliminarPor exemplo, para ver as fugas térmicas que a minha casa tem tens alguma sugestão de algo barato?
Isto era o tipo de coisa que deveria haver nas juntas de freguesia, para serviço da população...
ResponderEliminarMas não havendo, a unica coisa "economica" é aqueles medidores de temperatura à distancia.
(mas obviamente que nao tem nada a ver com a facilidade de utilização e de resultados obtidos de uma camara.)