2011/11/10

Codebits 2011 - Dia 1

E como já devem saber (pelas repetidas vezes com que o mencionei), começou hoje a 5ª edição do SAPO Codebits, e que - tal como tem sido tradição - tinha algumas surpresas guardadas para os participantes. Coisas pequenas.... e não tão pequenas, como foi o caso das maiores fotografias panorâmicas "gigapixel" tiradas no nosso país, e que podem ser apreciadas numa gigantesca tela com 25 metros.


Fotos essas que podem ser controladas ao estilo "minority report" por quem se deslocar ao "púlpito" no formato da mascote do Codebits; mas que podem igualmente explorar no site panoramas.fotos.sapo.pt.


Mas há muito mais por descobrir nesta 5ª edição deste evento que reúne 800 participantes que chegam de todos os cantos do mundo, e que durante os próximos 3 dias estarão concentrados na sala Tejo no Parque das Nações em Lisboa, para assistirem às muitas dezenas de talks e workshops, e ainda participarem no concurso de programação onde têm 48h para mostrar o que valem.

Como seria de esperar, num evento deste tipo a ligação à internet é essencial, e por isso contamos com rede WiFi (e Wired) "de luxo", com suporte para IPV6, e com 4Gbps de largura de banda.


Pela parte que me toca, tive direito a um "curso forçado" de pivot televisivo, tendo entrevistado várias pessoas - cobaias? - assim a modos que... de improviso. E portanto, espero que me dêem algum desconto... Tenho a certeza que por altura do término do evento serei um autêntico "pro" nesta área... e poder olhar para este desafio que me foi proposto pelo Sapo com a certeza de o ter "superado". (Vamos lá ver se não estou enganado! :)

- O que me vale é que os cameramen que me vão aturando me vão dando umas dicas... Um abraço e especial agradecimento para eles! -

Mas, vamos então espreitar algumas das coisas que foram apresentadas neste Codebits, que contou com uma sessão de abertura especialmente inspiradora, com uma introdução do Celso (CEO do Sapo) seguido por Zeinal Bava (CEO do Grupo PT) que partilhou com a audiência parte da sua história pessoal - da sua infância ao seu percurso académico... e também alguns detalhes curiosos, como a execução de alguns negócios importantes... em calções de praia! (A forma encontrada para dar umas "escapadelas" de trabalho durante as férias com a família. :)


  • SAPO Panoramas - neste SAPO Codebits, como já referi anteriormente, podemos ver ao vivo e em grande escala, algumas das maiores fotos panorâmicas do Mundo... e que permitem ver o nosso país com detalhe inigualável. Para breve estão prometidas fotos ainda maiores, colocando Portugal no livro de recordes do Guinness. 
  • Academia Codebits powered by SAPO Labs 
  • Infografias em Português – Laboratórios SAPO na Universidade do Porto
  • Demonstração do Life Jacket, uma camisola com sensores de monitorização cardíaca. 
  • Nova Homepage do SAPO - Os participantes do SAPO Codebits vão poder conhecer, em primeira mão, uma versão preliminar da nova homepage do SAPO, sendo-lhes dada a possibilidade de contribuir com sugestões.
  • App SAPO Alertas - o SAPOs irá lançar uma aplicação para iPhone e Android que permitirá ao utilizador receber os alertas subscritos (trânsito, tempo, astrologia, cinema, etc.), em tempo real.
  • Autenticação Two Factor - Nesta edição do SAPO Codebits, é apresentada a autenticação Two Factor, e que surge com uma yubikey - que será alvo de análise mais detalhada amanhã (sim, não posso fazer tudo ao mesmo tempo).
  • SAPO Calendários - O SAPO Calendários irá permitir aos utilizadores a gestão de eventos e tarefas, em calendários privados, partilhados ou públicos. Nesta edição do SAPO Codebits, será possível ficar a conhecer uma primeira versão do SAPO Calendários.
  • Nova versão do SAPO Mail - O SAPO Mail terá um look renovado, com uma interface modernizada e com melhoria de funcionalidades (pré-visualização vertical, uma nova área de aplicações, onde aparecem as funcionalidades integradas no Webmail, a integração por chat melhorada com novo design, pesquisa avançada de mensagens e funcionalidade de calendários melhorada.)
  • Services SAPO - um marketplace de serviços, disponibiliza conteúdos e webservices a programadores para enriquecimento e agilização das suas aplicações e serviços.
  • TMN Pond com nova aplicação desktop (windows/mac/linux) que complementa as aplicações web e mobile.
  • PunyURL com novo look e também um serviço de DynDNS, sendo possível ter subdomínios puny. O serviço estará disponível em http://sl.pt
  • Lançamento SAPO Opensource no Github
E... é tempo de regressar ao trabalho, e aventurar-me em frente à câmara para ver se as próximas entrevistas aos participantes correm melhor. Wish me luck! :)

(E peço desculpa por não ter aqui fotos e vídeo... mas o ritmo a que isto tem andado, torna isso muito difícil - depois de chegar a casa, aí terei tempo para vos fazer um rescaldo, e mostrar-vos uma selecção de imagens e vídeos... Até lá, podem ir vendo algumas dessas fotos e acompanhar as notícias a par e passo via Twitter).

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Sabem onde se pode ver a talk do Zeinal Bava online ?

    Obrigado

    ResponderEliminar