2011/11/15

Google e a Privacidade WiFi

O Google esteve envolvido nas eternas questões da privacidade quando se descobriu que andava a "sniffar" dados WiFi para utilizar os diversos hotspots como ponto de assistência para a sua base de dados para geolocalização.

Muitas pessoas não ficaram muito agradadas por saber que o seu router caseiro estaria a servir como referência para geolocalização de quem estivesse nas redondezas... e o Google prometeu que iria arranjar forma de permitir que as pessoas ficassem de fora dessa base de dados.

A forma encontrada, e que o Google pretende que as restantes empresas adoptem, é a de incluir o sufixo "_nomap" ao nome da vossa rede WiFi (o SSID).

Ou seja, se a vossa rede WiFi se chama "Casa" e pretendem que deixe de constar nas listas do Google, terão que a transformar em "Casa_nomap".

Continuo a achar que me parece uma medida abusiva: então "nós" é que temos que andar a alterar o nome das nossas redes WiFi apenas e só porque os serviços decidem utilizar esses dados sem pedir autorização a ninguém?

Quando muito, deveria ser exactamente o oposto, que as pessoas que quisessem servir de referência incluissem uma "tag" extra no seu SSID.

De qualquer forma, sempre me parece ser melhor que nada, para todos os que pretendam ficar "a leste" destas bases de dados.

8 comentários:

  1. Eu continuo sem perceber estas questões, então quer dizer que eu agora ao final do dia vou ter que fazer uma lavagem cerebral para não me lembrar por onde andei? Se o ssid existe e é publico e eu sei que ele está ali... é muito esquesito estas questões, eu posso saber que estou no citio certo porque sei que estou numa rua com uma casa amarela...

    Agora andar a sniffar os dados e andar a usalos para outras coisas isso é que já era problema.

    ResponderEliminar
  2. Sendo bastante troll, eu acho que se fosse a Apple a surgir com a ideia de usar as redes WiFi para ser mais fácil conseguir a geolocalização no iPhone, toda a gente iria dizer que era uma ideia genial... enfim.

    ResponderEliminar
  3. Quando muito, deveria ser exactamente o oposto, que as pessoas que quisessem servir de referência incluissem uma "tag" extra no seu SSID.

    Essa deveria ser sempre a norma nestas situações.

    ResponderEliminar
  4. O google é uma empresa capaz de mudar o mundo.

    ResponderEliminar
  5. "O google é uma empresa capaz de "comprar" o mundo."

    Corrigido. :P

    ResponderEliminar
  6. Dos_Passos15/11/11 21:00

    De facto parece que a Google criou os carros Street View para sniffar outro tipo de informação.

    http://epic.org/privacy/streetview/

    ResponderEliminar
  7. Um não problema. Não sei qual é a invasão de privacidade. A emissão da frequência não entra em espaço público? Se não querem dar essa informação usem o cabo de dados.
    O pior é que quando discutimos "pintelhos" outras grandes questões de privacidade passam ao lado.

    ResponderEliminar