2011/11/01

Novo Google Reader


Indiferente aos apelos de milhares de utilizadores que pediam ao Google que mantivesse o Google Reader tal como estava, eis que chega a remodelação do mais popular leitor online de feeds RSS.

O design segue as novas tendências estilísticas do Google, e - por esse parte - parecem-me trazer uma necessária "modernidade" ao velhinho reader. (E felizmente, não abusaram no espaçamento como tem vindo a ser habitual, fazendo com que o meu pior receio tenha sido infundado! Embora ainda me esteja a adaptar ao novo visual, em que a separação entre notícias é um pouco mais confusa. Actualização: por outro lado, o espaço desperdiçado na barra superior, que não se pode "scrollar" para fora do ecrã é inadmissível!)

Mas... para todos aqueles que usavam e abusavam do "share" via Google Reader...


... são agora atirados sem dó nem piedade para as partilhas via Google+, que é o ponto que mais críticas tem recebido. Para quem não se sentir satisfeito, o Google simplesmente aponta a porta de saída e a possibilidade de exportação da vossa colecção de feeds e demais dados, para eventual importação noutro serviço. (Podem também experimentar uma extensão para o Chrome e algumas afinações para tornarem o novo reader mais parecido com o antigo)


(Relembro que o enviar por email e "Send to" permanecem, e que este último é configurável e até personalizável com links custom-made, nos settings.)

Se são utilizadores regulares do Google Reader, que vos parece esta remodelação? Eram fãs do "share" antigo, ou conseguem viver bem se ele e adaptarem-se ao Google+?

Actualização: já saiu uma extensão para o Chrome que ajuda a reduzir um pouco do espaço desperdiçado.

14 comentários:

  1. Quanto ao share, poderiam ter mantido o formato antigo introduzindo o novo ao mesmo tempo. Penso que não haveria grande problema, mas pronto percebe-se que queriam impulsionar a utilização do Google+.

    Mas o grande avanço deste novo Reader é sem dúvida o desempenho e usabilidade. Está MUITO mais rápido e estável!

    ResponderEliminar
  2. Dá para ter o "style" anterior?

    ResponderEliminar
  3. A Google quer que usemos o Google+ ou sim ou.. sim!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente a legibilidade do texto piorou bastante, como tem sido a regra no redesign das aplicações Google.

    ResponderEliminar
  5. O mal disto é a forma muito fraca como está implementado o share, tiram uma funcionalidade que funcionava bem e implementam um botão +1 apenas. Ou seja se queres partilhar tens que fazer +1 publicamente o que é manifestamente estúpido. Para não falar que não a forma de no reader veres os posts partilhados (via reader) dos teus contactos do g+.
    Ou seja parece mais uma implementação feita a pressa que só vai enervar os utilizadores.

    ResponderEliminar
  6. Só vejo branco por todo o lado! Vou precisar de óculos de sol para passar 5min no reader.

    Para começar, do lado esquerdo tenho um belo de um espaço perdido cheio de branco que não serve para nada. Depois a lista de artigos para ler tem uma linha a cada duas brancas, cometendo o mesmo erro de que toda a gente se queixou no novo design do gmail. Dá para ler metade do que se lia na versão anterior. Agora é que o dedo do scroll no rato vai fazer exercicio!

    Fico à espera que tenham uma opção de display density como no gmail senão vou procurar outra coisa.

    ResponderEliminar
  7. @joaoc

    Igualmente absurdo é com tanta "tecnologia", agora nem sequer se pode fazer scroll da página para "esconder" a parte superior sem interesse nenhum.

    O scroll agora apenas faz na zona dos artigos...

    Qualquer dia tenho que mudar a frase do meu perfil para "sou do tempo em que as barras de scroll nos browsers faziam mesmo scroll da página!"

    ResponderEliminar
  8. Para já é só fâs do novo look:
    http://www.google.com/support/forum/p/reader/thread?tid=5a14d4898b83412c&hl=en

    ResponderEliminar
  9. a mim irrita-me profundamente terem tirado o share.. o pior mesmo é que tenho de ir individualmente ver o que as outras pessoas partilharam, em vez de estar agregado no reader.. ou seja, o principio do google reader que seria de agregação foi quebrado.. sim podiam ter juntado o share com o google+, mas manterem a visualização dos artigos partilhados pelas pessoas que seguimos no reader em si.. sinceramente, aquilo que mais presava no reader desapareceu..

    ResponderEliminar
  10. A google está claramente a optimizar as suas web apps para touchscreen e isso tem custos na quantidade de informação visivel no ecran e acho que devia contratar gajos melhores em termos de usabilidade e ergonomia

    ResponderEliminar
  11. Já andei à procura como tirar o fundo branco, atraves do gresemonkey do firefox. ainda n consegui ou ainda n actularizaram o script

    Ainda tenho a opção share para FB ou Twitter a funcionar..

    ResponderEliminar
  12. A coisa do share... Irrita, mas passa! Agora a densidade de notícias é que é mesmo do piorzinho que podiam fazer. É que a funcionalidade nuclear do reader fica afectada.

    ResponderEliminar
  13. Há duas mudanças no design que me causam urticária: Aquela grande barra horizontal com os botões de subscribe, refresh e number of itens devora imenso espaço, o que faz com que na prática a janela de leitura dos posts esteja agora mais pequena!
    E por falar nisso, aquilo lá é sítio de colocar os botões de previous e next item?

    ResponderEliminar
  14. Esta é uma boa altura para alguns de vocês experimentarem o reader do netvibes.

    ResponderEliminar