2011/11/10

Partition Master - Alternativa Gratuita ao Partition Magic


Há uma ferramenta essencial que deveria vir de origem no sistema operativo Windows, mas que infelizmente continua a causar dores de cabeça a todos os que pretendam fazer alterações às partições dos seus discos: a possibilidade de alterar as partições de forma dinâmica, sem perder os dados que lá estão.

Não é incomum criarem-se partições: uma para o sistema, outra para os nossos dados; para melhor gerirmos os conteúdos. E, com um Windows que frequentemente vai crescendo alguns gigabytes ao longo do tempo - quer devido às actualizações, quer a programas que vamos instalando; passados alguns meses podemos descobrir que o nosso disco "C:" está a ficar sem espaço livre.

É nessa altura que damos connosco a desejar ter metido mais uns "gigas" extra na partição dedicada ao sistema... mas infelizmente as ferramentas de gestão dos discos fornecidas com o Windows são bastante limitadas, não permitindo a reorganização dos dados já existentes, frustrando essa tentativa de redimensionamento das partições.

Há ferramentas que permitem fazê-lo, como é o caso do popular Partition Magic - mas que infelizmente é um programa pago - mas hoje dou-vos a conhecer uma alternativa gratuita: o Partition Master da EaseUS.



Embora tenha um conjunto muito alargado de funcionalidades nas versões pagas, o que nos interessa é que mesmo na versão mais básica gratuita, permite fazer precisamente aquilo que necessitamos: redimensionar uma partição para ganharmos espaço onde mais falta faça.

O processo é bastante simples: basta reduzirem o tamanho da partição "espaçosa", e se necessário "encostá-la" ao final/início do disco (conforme apropriado) - e de seguida expandirem o tamanho da partição a aumentar. Em alternativa podem simplesmente apagar a partição secundária, e atribuir todo o tamanho à outra. Fica à vossa discrição.

A mim já me deu jeito por algumas vezes, depois de ter achado que 20 ou 30GB chegavam para o Windows... e depois descobrir que afinal precisava de mais alguns "gigas". Espero que também vos possa ser útil. :)

(Obviamente, como manda a tradição: é sempre recomendável que façam um backup dos dados antes, etc. etc. Pois embora a probabilidade de chatices seja pequena... ninguém gostaria de ser o 0.0001% que deita as mãos à cabeça caso tal aconteça.)

4 comentários:

  1. Pena ser so gratis pra uso particular...
    Não ha nada disto mas opensource?!?

    ResponderEliminar
  2. Em 99,999999999% das vezes que fiz isto, correu bem, por isso nunca fiz backups mas quando aconteceu ficar do lado dos 0,000000001% foi a desgraça...
    Lá consegui recuperar a maior parte com software de recuperação de dados mas mesmo assim não consegui tudo...

    ResponderEliminar
  3. Já uso o Partition Master da EaseUS há algum tempo e já me aconteceu também ficar do lado dos 0,000000001%...
    Como foi só uma vez, acho que na generalidade funciona bem.

    ResponderEliminar
  4. GParted. Gratuito e poderoso

    ResponderEliminar