2011/11/08

Roubo do PC - O que fazer?


É daquelas coisas em que a maioria das pessoas nem quer pensar, mas que infelizmente só quando nos acontece  é que nos faz levar a sério as precauções que se deveriam tomar.

Desta vez, foi a um caro membro do nosso grupo, e presença habitual nos nossos encontros, que o azar bateu à porta - e se deparou com o panorama desolador de ver o seu estabelecimento roubado, incluindo o seu portátil MacBook.

Como se não bastasse o receio de a qualquer momento podermos estar sujeitos a uma avaria - e daí a necessidade de ter uma política de backups eficiente que nos permita recuperar os dados com o mínimo de chatices - neste caso de roubo, os problemas agravam-se ainda mais.

Não só ficamos sem o material, como poderemos ter no nosso computador dados privados que poderão suplantar em muito o valor físico do equipamento.


É fácil  imaginar: o que fariam da próxima vez que abrissem a porta de casa/trabalho/etc e descobrissem que os vossos PCs tinham desaparecido?
É isso mesmo que acontece - não há "pré-aviso"...

Felizmente começam a popularizar-se as questões de segurança, e que no caso da Apple agora permitem localizar equipamentos remotamente usando o Find my iPhone e Find my Mac, bloquear e apagar os dados neles contidos etc. Mas, isso será o tipo de coisa que se deveria tornar ainda mais natural em todo o tipo de equipamentos. (No caso dos smartphones, o próprio sistema deveria permitir recolher imagens remotamente, sons, etc. que ajudassem a recolher provas e a identificar os criminosos.)

São coisas que já são possíveis nalguns casos, instalando-se Apps e programas "anti-roubo"; mas que de nada servem a quem não os tiver instalado.

Pelo contrário, se viessem "de fábrica", seria um motivo dissuasor para qualquer gatuno que pretendesse fazer algo do género: sabendo que facilmente poderia ser localizado e identificado pelo dono legítimo e pelas autoridades.

Portanto... a melhor coisa que têm a fazer é prevenir que tal aconteça, e utilizando todas as medidas de segurança ao vosso dispôr: quer através da instalação de software anti-roubo como o Prey, como da implementanção de uma rotina de backups que garanta a segurança dos vossos dados; e passando por coisas tão simples como a simples activação do pedido de password para entrarem no vosso PC.

Esperemos que no caso do nosso Carlos a coisa acabe por ter um desfecho feliz e que o material seja recuperado...

[E isto faz-me lembrar que para um próximo fundo de gadgets se pudesse recorrer a um iZon para até que ponto facilita a questão da vigilância remota - já que podemos ter câmaras mais baratas, mas que obrigam a algumas configurações que por vezes não são tão simples para quem não está familiarizado com "DNS's", "IP's" e afins...]

9 comentários:

  1. Se tiver Lion e iCloud acho que já tem o FindMyMac...

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho no meu MBP o iCam instalado.
    http://skjm.com/icam/support.php

    Faz de video-vigilância a minha casa e alerta-me no iPhone quando detecta alguma presença em casa.

    ResponderEliminar
  3. Eu uso o Orbicule Undercover: http://www.orbicule.com/undercover/

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, mais uma vez, pelo artigo, Carlos.

    @Fábio
    Não tinha LION. Já teve, mas para usar o DVD Studio Pro, obrigou-me a "downgrade" :(

    ResponderEliminar
  5. Boas,
    Dando a minha opinião e dada a experiência que tenho sobre vários clientes que tenho (banca, bolsa), nestes casos utilizam programas de encriptação de dados, o melhor que para mim é o pgp desktop que tem o encrypt whole disk, para windows ou mac.
    http://www.symantec.com/connect/forums/upgrading-mac-os-x-lion-pgp-desktop-or-symantec-endpoint-encryption-installed

    ResponderEliminar
  6. Pois, como já aconteceu a um amigo meu q assaltaram a casa dele, além de levarem o portatil dele, tb levaram o disco externo q usava para backup's!
    Perdeu tudo mesmo, a mim a maior perca seria as fotografias, para isso tenho todas as fotos em full Resolution no picasa (20 gb por 5€).

    P.S. já uso o prey há meses! Já testei e funciona mt bem

    ResponderEliminar
  7. E não se esqueçam duma passe na BIOS, faz
    maravilhas, não é. 100% garantido mas afasta. A maioria dos larápios.
    LuisS

    ResponderEliminar
  8. @anonimo
    Isso num desktop pc não te garante nada porque basta tirares a pilha por instantes para que a BIOS perca as todas definições incluindo a pass. Até há modelos de motherboards que suportam reset com jumper. Agora se fizeres isso portátil já acredito que seja mais dificil limpar a bios.
    Em relação ao Mac preferia apostaria na encriptação de dados. De resto faria como o Carlos recomendou: Backup, Backup, Backup.

    ResponderEliminar
  9. Porque não consigo fazer o download do PREY no meu iPad ?

    ResponderEliminar