2011/11/23

Samsung coloca Apple na Mira de Ataque Publicitário


Já todos sabemos que as relações Apple-Samsung não têm sido as melhores, devido às tocas de acusações e processos judiciais relativos ao design dos seus smartphones e tablets; mas agora a Samsung parece querer trazer a disputa para fora dos tribunais, e produziu um vídeo publicitário do Galaxy S 2 que não está com meias-medidas, e critica sem pudor a imagem "fanática" que muitas vezes é associada aos clientes da marca da maçã.

Nele podemos ver as tradicionais filas de pessoas à espera para comprarem o novo iPhone 4S, com algumas delas a ficarem intrigadas e maravilhadas pelo Galaxy S 2 da Samsung; ao mesmo tempo que começam a hesitar sobre a compra do iPhone, falando dos problemas de bateria e bugs; ao mesmo tempo que outros descartam o S2 simplesmente por "ser um Samsung".

Não deixa de ser um risco, entrarem numa guerra publicitária com uma marca que habitualmente "domina" esta arte - mas... tal como as boas guerras de publicidade Audi-BMW, vai ser sempre bonito de se ver! :)

14 comentários:

  1. Carlos Cardoso23/11/11 18:39

    Também é agradável uma "disputazinha" na praça pública. :-)

    Começo a chegar à conclusão, que numa boa parcela dos casos, quem veste a camisola de uma marca "tecnológica" - e à semelhança da religião ou do desporto - dificilmente a volta a despir.

    ResponderEliminar
  2. Isto é arriscadíssimo. Por um lado porque confere notoriedade à Apple num anúncio da Samsung, transmitindo portanto que a Samsung teme a concorrência da Apple. Por outro lado porque pode gerar uma reacção negativa por parte dos consumidores que verão na publicidade da Samsung uma atitude desleal, dado que a marca perde mais tempo a criticar a concorrência e, o que é pior, a criticar o consumidor da concorrência, do que a falar bem do seu equipamento!
    Mas também pode resultar!

    ResponderEliminar
  3. Ou então pode simplesmente querer dizer que A Samsung está a apontar á Apple como sua principal rival.

    ResponderEliminar
  4. Não podia concordar [ou resumir] melhor do que o AJM disse. O que vi no video foi:

    a) a Samsung a chamar "parvos" aos consumidores [da Apple] porque escolhem a marca "pela marca" ou algo idêntico.

    a.1) a Samsung a "estereotipizar" quem tem produtos Apple

    b) um "overlay" de vídeo muito fatela nos ecrãs dos dispositivos (não sei se repararam) para aumentar a qualidade vísivel dos ecrãs.

    Isto somado a muitas outra coisas que tenho visto por aí ultimamente, tal:

    - como uma imagem em que a metade superior apresentava o Steve Jobs e a inferior uma criança a morrer à fome em Àfrica ( tagline era algo do género "Morrem milhares à fome e ninguem diz nada, morre um e milhares aclamam" ou qq coisa

    - programadores (que deviam ter outro tipo de consciência) a acusar os produtos da Apple de serem para "idiotas" e não serem baseados em Ciência de Computadores (esta sinceramente nem percebi)


    - queixarem-se que o Denis Ritchie (que inventou o C e Unix e também ) era quem merecia ser aclamado nos media, no lugar do Steve Jobs, que "roubou produtos e não inventou nada.

    As falhas lógicas neste argumento começam logo no facto de o mérito do que uma pessoa alcança na vida, não depender do que os "media" ou público em geral diz ou deixa de dizer, digo eu.

    E por aí. Acho que isto tudo se soma em pouco mais que falta de educação.

    ResponderEliminar
  5. p.s.: Faz-me lembrar as campanhas, inúteis e de mau gosto e ética profissional, de "FUD" da Microsoft contra o Linux, que já poucas pessoas se devem recordar, digo eu.

    Já dizia o Paulo Coelho no Twitter, ~"quem muito critica a horta do vizinho, não toma conta das suas próprias hortaliças …" hehehe

    ResponderEliminar
  6. Mas já toda a gente se esqueceu da "terrivel guerra" publicitária entra a coca-cola e a pepsi? Nessa altura nenhum dos lados estava com meias medidas e fizeram-se campanhas espectaculares.
    Só espero que que o mesmo aconteça com a samsung-apple e tenhamos direito a belos anuncios. :)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo: desconheço essa. Certamente que também há "fanbois" da Apple do piorio, mas abre o vídeo no Youtube e topa a linguagem usada por uma "boa parte" das pessoas do lado "anti-Apple", raramente vês lá um argumento construtivo, são meramente "haters" e "trolls", digo eu.

    A mim, pessoalmente, o que me interessava era baixassem os preços ;-P dos iphones ^^.

    Já tive de usar Windows, já usei Linux mais de 7 anos, em casa e trabalho, comprei um iMac há 3 e um macbook pro há 1,5. Já tive um Iphone 3G 8 (caiu, mal, e foi-se) e agora ando com Sapo A5.

    Acho que sou daquelas pessoas, com uma "visibilidade" razoável das várias plataformas, que pode dar uma opinião um pouco menos "biased", porque diga-se a verdade o ser humano é um ser emocional e toma sempre partidos.

    Adoro trabalhar num mac e o que me interessa mesmo é o "sistema integrado" deles, não tenho interesse algum em "hackear" os dispositivos e só quero ligar o iphone ao iTunes, que já é aonde giro e oiço a minha música, sincronizar musica, fotos videos e apps, ao clicar de um botão e seguir em frente, porque a minha vida não é isto :-)

    Além do mais, a minha mãe não é literada em computadores mas também quer gerir e ouvir música num leitor de Mp3. Copiar ficheiros de/para discos/pastas não é tão simples para essas pessoas, como para muitas outras.

    Ainda hoje lhe instalei o iTunes no portátil (Windows 7, até a mim me custa fazer algo naquele UI confuso) e vou dar-lhe o meu iPod (que não uso, dado que tenho e oiço música no A5) porque é, argumentável, mas para mim indubitavelmente mais fácil para ela desempenhar essas tarefas dela nesse eco-sistema, fechado ou não. Raramente nestes anos todos usei o Windows Media Player para algo (Winamp, VLC, etc).


    E são por exemplo situações como esta que, na minha humilde opinião, são algo que muita gente não considera de forma egoísta.

    A minha mãe seria incapaz de "flashar" o CM num Android, "para ter mais funcionalidades to telemóvel".

    O IOS [e mesmo o OSX) é fáceis de utilizar, por mais simplicista que seja, o que faz com que a experiência seja muito melhor para certas pessoas e não tão boa para pessoas com conhecimentos mais avançados, razão pela qual certos tipos de indivíduos argumentam que são "produtos para idiotas". Não sei se fiz algum sentido.

    ResponderEliminar
  8. Não creio que seja uma estratégia muito boa, pois hostiliza os compradores do iPhone, como se esses já estivessem "perdidos" para a Samsung. Imagino que alguém que queira deixar a plataforma da Apple e aderir ao Android pode antipatizar com a Samsung e preferir antes a HTC, a LG, a Sony ou a Motorola, pois ao contrario da disputa Pepsi/Coca, aqui temos mais "players". Pode ser ridículo estar horas a fio à espera para comprar um gadget, mas isso é a escolha de cada um. Ridicularizar essa opção pode ser giro em fóruns e blogs, mas não fica bem em uma publicidade de uma grande marca.

    ResponderEliminar
  9. @ze manel
    Muito bom o relato da tua experiência. Por vezes nós só precisamos que as coisas funcionem.

    ResponderEliminar
  10. A guerra windows vs linux é a mesma treta. Não sou fã de nada e fâ de tudo. Hà gente que vive noutro mundo e a samsung aproveitou isso.

    ResponderEliminar
  11. @ze manel
    Vou só aproveitar para deixar alguns exemplos de uma das mais antigas (senão mesmo a mais antiga) guerra de marcas do mundo.

    O exemplo mais conhecido:

    http://www.youtube.com/watch?v=q4fUlkXPHKE

    Mais exemplos:
    http://www.youtube.com/watch?v=EMo6o0BtFG8
    http://www.youtube.com/watch?v=hLYTZFID0m0

    E o exemplo de outra marca que não tem nada a ver mas que soube aproveitar bem a disputa entre as colas.
    http://www.youtube.com/watch?v=kFFkhCBoD28

    ResponderEliminar
  12. Anónimo: haha muito nice. Mas lá está, aqui usam os "produtos" para criar situações de "ataque". O vídeo da Samsung critica os consumidores. Bem a Apple tinha a campanha "Mac guy PC guy", que envolvia esterotipos de consumidores de ambas as plataformas e o tipo do PC, era "baixinho, de idade e rechonchudo", pronto :-) mas mesmo assim acho que não descia a este nível. Mas lá está, posso estar a ser fanboi ^^ se a Apple ripostar à Samsung, o que tenho algumas dúvidas que o faça, também tenho dúvidas se agirá da mesma forma :-)

    É engraçado como as marcas se tornam como clubes de futebol não é ? :-)

    Mas é triste ver como há quem não tenha melhor que fazer que apedrejar autocarros e fazer ameaças de bomba … triste, no verdadeiro sentido da palavra

    ResponderEliminar
  13. Está simplesmente espectacular!!! Hilariante mesmo lol ;)

    ResponderEliminar
  14. Gostei do facto da samsung decidir mudar o design que repugnava particularmente e ter feito 3 versões com ligeiras diferenças para todos os gostos

    ResponderEliminar