2011/12/01

Carrier IQ - o Espião de Telemóveis


Este Carrier IQ tem estado no centro das atenções ultimamente, pois é um software que "infecta" milhões de telemóveis por todo o mundo, de Androids a Nokias, e de forma praticamente invisível.

Actualização: também parece estar presente nos iOS, mas apenas funcionando quando o equipamento está em modo de diagnóstico.

Apenas quando Trevor Eckhart revelou os resultados das suas investigações é que se descobriu até que ponto alguém tem andado a brincar com a privacidade das pessoas. (Ao ponto da empresa incialmente ter dado início a um processo contra - mas depois ter mudado de atitude.)

Este é um software de recolha de informação, para que operadores e fabricantes possam recolher dados sobre potenciais problemas... mas que tem sido usado de forma completamente subvertida, e sem conhecimento dos utilizadores.

Como se pode ver no seguinte vídeo, este software esconde-se deliberadamente dos utilizadores, é "impossível" de matar, e regista mais do que seria suposto registar para efeitos de "resolver problemas": como é o caso de todos os números para que ligam, e todas as pesquisas que fazem no Google... mesmo se estiverem a utilizar https para vossa maior "segurança".



[via Wired]

8 comentários:

  1. Carlos, seria porreiro se já agora e caso tenhas, uma fonte que ensine como contornar o problema!

    ResponderEliminar
  2. @TechCobbler

    O grande problema é esse... é que não será simples dar a volta a isto - só talvez reflashando um firmware alternativo "limpo".

    ResponderEliminar
  3. da para processar a vodafone? em tempo de crise espero ir buscar uns € com este processo.

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos1/12/11 18:33

    C'um calma.

    Pelo menos no caso do Android, o Carrier IQ é instalado pelas operadoras (carrier). Se são as operadoras que instalam devem ser elas que recebem a informação. Nos EUA a Verizon diz que não a instalou.

    Ou seja, nem todas as operadora o instalam. Por cá podem ter instalado ou não (uma ou todas as operadoras).

    Com o iOS também já foi detectado mas não parece ser bem a mesma coisa. Parece que uma versão do Carrier IQ é instalado pela Apple que só recolhe informação em modo de diagnóstico.

    Um assunto a acompanhar.

    ResponderEliminar
  5. Dos_Passos1/12/11 19:27

    Diz aqui que Trevor Eckhart, que revelou o Carrier IQ, tem uma app para Android, Logging Checker (uma versão free e outra paga, para detectar o Carrier IQ e outras coisas.

    Acho que com a app está a aproveitar a oportunidade para ganhar umas lekas: "Fogo, fogo ... vendo material de combate a incêndios"

    http://www.redmondpie.com/how-to-check-and-remove-carrier-iq-keylogger-activity-on-android/

    ResponderEliminar
  6. O iOS5 já não o tem (segundo a Apple)

    http://www.iClarified.com/entry/index.php?enid=18460

    ResponderEliminar
  7. O caroço4/12/11 10:27

    Indepedentemente de quem tem ou deixa de o ter, o certo é que os processos judiciais nos US, já correm contra: CarrierIQ, HTC, Samsung, AT&T, Sprint, T-Mobile, Motorola, and Apple.
    Agora a minha pergunta: e aqui no nosso burgo, haverá alguém a "meter o bedelho" nos nossos telemóveis?

    ResponderEliminar