2011/12/17

Controlo de Tráfego de Dados no iPhone

Devido a ter tido a surpresa de ter superado (por pouco, felizmente) o limite de dados do meu plano mensal por dois meses consecutivos (e sem ter recebido qualquer aviso disso, diga-se - mas isso é outro assunto), fui forçado a novamente ter que controlar mais detalhadamento o tipo de uso que dou, e em que é que isso se "traduz" em volume de dados.

Empiricamente, diria que o meu uso normal se ficaria pelos 200 ou 300MB mensais... e não tendo mudado de hábitos, gostaria de saber porque motivo agora a coisa estava a superar os 500MB.

Para isso, e uma vez que o contador de tráfego do iPhone se resume a um simples totalizador de dados 3G, a solução passa pela utilização de uma App de controlo de tráfego que nos dê informação mais detalhada, como é o caso desta My Data Manager.


Sabendo-se que o iOS não permite que uma App esteja verdadeiramente a correr em background, este My Data Manager recorre a uma técnica interessante que também tem vindo a ser utilizada por outras Apps, e que é a que permite que uma App de navegação GPS possa funcionar em background: recorrendo ao serviço de localização do iOS.

Têm três modos de funcionamento à disposiçã, com a localização "em tempo real", mais precisa mas também mais gastadora de bateria; um modo com menor precisão (mas mais poupado); ou por último, de forma completamente manual, em que a App apenas actualiza os seus dados quando a abrem manualmente.

Em modo automático, a App cria um registo histórico de quantos dados gastaram, hora a hora, em 3G e WiFi, e até também o local onde os utilizaram. Bastante útil portanto!


E graças a esta App, tenho descoberto alguns comportamentos bem estranhos... tal como o uso praticamente continuo de dados 3G mesmo quando estou garantidamente com uma rede WiFi.


Ora veja-se, mesmo estando em casa, o iPhone 4S decidiu gastar alegremente 2.7MB entre as 3h e as 12h de hoje. E se alguns até poderiam dizer que isso se deveria a ele desligar o "WiFi", isso parece ser posto de parte uma vez que, como também se pode ver no gráfico, nessas mesmas horas continuou a existir consumo de tráfego WiFi.

São quase 3MB, em menos de 12h, em local com WiFi onde à partida se assumiria que teriamos gasto "zero" em dados 3G. É um valor irrisório hoje em dia, apenas 3MB, mas que multiplicados por 30 dias se transformariam em 90MB, e isso já é algo que se faz notar bem num plano mensal de 500 ou 600MB mensais (e nem falo nos que têm apenas 100MB!)

Relembro, nem estamos a falar de tráfego feito explicitamente pelo utilizador, mas sim de algo que se está passar disfarçadamente - e até ao momento - sem explicação.

Infelizmente, se este Data Manager permite ver estas situações (e no final do mês, confirmar se a factura dos dados cobrados bate certa, dia a dia), não ajuda no entanto a descobrir qual o serviço, App, ou outra coisa, que esteja a ser responsável por estes dados. Para isso, vou ter que tentar a minha sorte com o Onavo (também disponível para Android) que discrimina detalhadamente o tipo de dados utilizado por App.


Coisas curiosas que já verifiquei: basta entrar e sair nas mensagens (SMS/iMessages) para gastar dados! Ou seja, se forem continuamente espreitar SMS que estão no vosso iPhone... estão também a gastar dados. Ridículo, mas... mesmo assim não explica os MBs gastos durante a madrugada, nem tão pouco porque gasta dados 3G com uma rede WiFi disponível.

4 comentários:

  1. Antonio Luis Coelho17/12/11 17:55

    Viva

    Já experimentei várias APP's. Desisti.
    1º porque sou avisado, pela VFP, 50MB antes de atingir o plafond,
    2º porque não gosto de ter APP's desnecessárias a correr em fundo (chamem-me maluco, quero lá saber...),
    3º por estas e por outras é que fiz JB ao meu iDevice, SBSettings e outras que tais:
    num clic desliga-se o 3G/EDGE, e outros parâmetros que se queira;
    existe mesmo uma APP que liga e desliga o 3G/EDGE, automaticamente, ao ligar o iPhone, para se fazer uma chamada, SMS ou NET..., tão simples e a Apple tão picuinhas...

    ResponderEliminar
  2. Carlos, estás a usar esta aplicação com localização? E o consumo de bateria?

    ResponderEliminar
  3. @Karlus

    Estou a usar em modo intensivo, com o modo mais gastador - para ter uma melhor ideia dos consumos de dados.

    E sim, nota-se o impacto negativo na autonomia - praí 20-30% menos que o normal.

    Daqui por uma semana ou isso passarei para o modo menos intensivo, para ver a diferença.

    ResponderEliminar