2011/12/21

Intel Mostra Smartphone e Tablet de Referência para 2012


Ninguém pode disputar o posicionamento ou importância da Intel no mundo de hoje... Mas a empresa não está indiferente à crescente tendência de migração para os dispositivos móveis como smartphones e tablets, e que ao contrário do que acontece no segmento dos computadores de secretária e portáteis, não é dominada por si, mas sim pelos menos potentes mais mais poupados chips ARM.

Para 2012, a Intel quer passar à ofensiva e convencer os fabricantes de que os seus chips são capazes de competir também nessas áreas, e apresenta um smartphone e tablet para servirem de referência.

O truque tem sido utilizar as técnicas usadas pelos ARM, de integrar múltiplas funcionalidades num único chip, reduzindo custos e aumentando a eficiência energética - os chamados System on a Chip (SoC) - que a Intel também tem adoptado, embora ainda em menor grau que os fabricantes de ARM que para além de CPU, GPU, RAM, e outros, começam já a integrar também os próprios chips de comunicação 3G/WiFi/etc.

Como sempre, todos temos a ganhar com a concorrência... e com a chegada da Intel ao "mobile", vamos lá ver de que forma isso afectará o já escaldante e altamente competitivo mercado destes equipamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)