2011/12/10

Renault R-Link - Um Tablet Android no Automóvel


Já por várias vezes aqui temos abordado o anacronismo que são os sistemas informáticos nos automóveis, que parecem continuar a andar anos atrás das capacidades tecnológicas dos equipamentos móveis actuais.

Mas para 2012, a Renault parece querer passar para o pelotão da frente, e trazer a experiência dos tablets Android para os seus automóveis.

A plataforma R-Link permitirá que este tablet (que infelizmente fica preso ao veículo, não podendo ser removido ou utilizado para outros fins) tenha as funcionalidades touch esperadas, para além de permitir o comando por voz e também ser comandado por controlos no volante. Como mais valias, para além de ter acesso a todos os dados sobre o veículo, pode também facilmente interligar-se com smartphones e a internet, abrindo enormes possibilidades para a criação de Apps (que ficarão disponíveis através de uma App Store da Renault.)

Este sistema deverá ser estreado no futuro Clio 4 e no Zoe (carro eléctrico) da Renaul, e prevê-se que rapidamente seja alargado aos restantes modelos à medida que forem sendo actualizados.

É um passo no bom caminho, mas penso que se deveria ir ainda mais longe, e criar um sistema universal compatível inter-veículos... Que senão, para além dos já inconvenientes associados a mudar de plataforma/equipamentos, passamos a ter incómodos acrescidos ao mudar de carro e a ter que abandonar todas as Apps já adquiridas.
(Por outro lado, seria salutar que a plataforma contemplasse desde já a possibilidade de actualizações regulares no hardware - pois sabemos que após 2 ou 3 anos, o hardware deste Tablet estará completamente obsoleto... e seria bom poder actualizar este módulo sem necessidade de trocar de carro. ;)

Talvez mais interessante seria passar a disponibilizar uma interface comum, que para além disto possibilitasse a interligação do carro a um qualquer outro tablet - algo ao estilo OBD, mas pensado para o século XXI em que nos encontramos.



[via Tek Sapo]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)