2012/01/24

Apresentação Nokia Lumia em Portugal [Windows Phone]

Os novos Windows Phone Nokia Lumia já chegaram oficialmente a Portugal, e o Aberto até de Madrugada não podia faltar a tal evento. Agradeço uma vez mais a disponibilidade do Luis Costa, que deixou por uns momentos os seus adorados Android, para ir ver o que estes Windows Phone tinham para oferecer.


Hoje tive mais uma vez o prazer de representar o Aberto até de Madrugada num evento. Desta vez, uma parceria Nokia/Microsoft para a apresentação dos novos Lumia 710 e 800, a qual teve lugar no Espaço MK2 em Lisboa.


À bela maneira portuguesa, fomos brindados com uma espera na ordem dos 45 minutos, após a qual, começou a apresentação, com a Nokia e Microsoft a dividirem o palco.


A Nokia começou por realçar a importância da parceria, passando depois a enumerar os pontos fortes do equipamento. Apreciei particularmente a forma como se referiram ao design: "diferente de tudo o que já existe no mercado".
A Microsoft, por seu lado, apresentou as principais novidades do Windows Phone: Internet Explorer 9 e o Bing.pt. Este último promete ser mais que um motor de busca, passando a fazer parte do apoio à decisão (por ex: tradução automática de um menu).


Este lançamento marca também o suporte oficial do Windows Phone para o nosso país - com idioma e serviços localizados para Portugal. A aposta passa pelos serviços de carácter regional, onde a Microsoft está empenhada em criar forte impacto. O Market Place já tem mais de 50000 aplicações, as quais satisfazem a elevada qualidade definida pela certificação. Actualmente, já são 320 os developers nacionais registados de Windows Phone, com 240 Apps submetidas.



Outro dos pontos fortes da plataforma Windows Phone é a sua aptidão para as redes sociais, que é transversal a todas as aplicações. Basta aceder a um contacto para ter toda a informação à cerca do mesmo (já existente, ou partilhada nas redes sociais)

A integração passa também por permitir ao utilizador uma linha de continuidade, mudando de um equipamento para outro, mantendo a experiência de utilização. O telefone, PC e televisão passam a estar interligados.

Hardware


O Lumia 800, apresenta um ecrã AMOLED de 3.7” com tecnologia ClearBlack AMOLED e um processador (Qualcomm MSM8255) de 1.4 GHz , dotado de aceleração de hardware e processador gráfico. Inclui, ainda, lentes Carl Zeiss, câmara de 8 Megapixels, vídeo HD (720p), 16GB de memória interna e acesso direito ao serviço Skydrive, que faculta o armazenamento adicional de 25GB de conteúdos. Está disponível em preto, rosa e azul.

O Lumia 710 tem algumas diferenças: 8Gb de memória interna, câmara de 5 Megapixels, botões físicos, capas removiveis em preto, branco, azul, rosa e amarelo.

Além do aspecto exterior, a grande diferença está no ecrã. O AMOLED marca a diferença. Pena a imagem em cima não fazer juz à qualidade do referido ecrã.

Aplicações



A aposta, como já referido anteriormente, é nos conteúdos locais. A TVI (Media Capital) associou-se a este projecto e lançou uma aplicação para acesso aos seus conteúdos: programação,vídeos e emissão em directo. A Brisa e a Lifecooler (eventos, restaurantes, noite,...) também se associaram com aplicações.


Música e mapas (navegação) são alguns dos trunfos em que a Nokia aposta para cativar os utilizadores.


Experiência de utilização:


Aproveitei a oportunidade para experimentar o Mango. Escolhi o modelo 710 para melhor avaliar as possíveis implicações do harware na performance. Veredicto: como seria expectável e desejável, não há diferenças relativamente ao Lumia 800.

Posso-vos dizer que pela primeira vez achei alguma piada aos "blocos" que constituem o home screen. Ao vivo têm um aspecto completamente diferente.
Esta sensação, advém naturalmente da experiência de utilização. É tudo muito fluído, inclusive a transição entre modos retrato e paisagem ( hello, Android?)

Preços


Os equipamentos vão estar disponíveis para aquisição na próxima quinta-feira, dia 26.

Preços livre de operador:
  • Lumia 800 - 549,90€
  • Lumia 710 - 339,90€
Os equipamentos vão ser comercializados pelas três principais operadoras nacionais, desconhecendo-se nesta data o preço dos mesmos.

10 comentários:

  1. Eu bem que concorri ao concurso que a fnac lançou na sua página do facebook para celebrar o lançamento deste telemóvel. Mas é papa a mais se ganhar lol
    Acho que os preços são assim um bocado para o caros tendo em conta que é um OS relativamente recente e com pouca implementação no mercado.
    Apesar de a Nokia ser uma marca bastante forte em Portugal nos últimos anos tem deixado um pouco a desejar, não sei até que ponte poderá concorrer com os iOS ou o android.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só querer e pode...
      É um grande fabricante de telemóveis associado com uma das maiores empresas do mundo em SO's
      E para além disso, o windows mobile anda por ai há muito mais tempo que o android e o IOS

      Eliminar
    2. É verdade que o windows mobile já anda por aí há muito tempo. Mas digamos que se tornou como o symbian, "atrasado" em comparação com o android e o iOS. Só recentemente é que houve uma reformulação se assim posso chamar, do seu sistema operativo móvel.
      E é verdade, nokia+microsoft=mucho money lol podem fazer o que quiserem.

      Eliminar
  2. "E para além disso, o windows mobile anda por ai há muito mais tempo que o android e o IOS"

    sim mais de 10 anos e nem no seu mercado local consegue descolar 1% de cota de mercado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez por isso esta parceria e o lançamento de uma nova versão do windows, que promete funcionalidades interessante.

      E é preciso ver que o WM não era antes desta versão, user friendly. foi um salto muito grande em 2 ou 3 anos que a MS não quis/consegui acompanhar.

      Eu não sou user de WM, mas sim de android, no entanto, já fui durante muito tempo user do WM sendo o ultimo à cerca de 1 ano. E a verdade é que fazia tudo o que faço com um android actualmente. A questão da cota de mercado é simples... Marketing... não tirando mérito ao Android e IOS

      Eliminar
  3. "Talvez por isso esta parceria e o lançamento de uma nova versão do windows, que promete funcionalidades interessantes."

    Sim, é verdade, são funcionalidades interessantes, sem dúvida.

    No entanto, há uma questão que se deve colocar: onde esta a inovação para marcar a diferença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A interface do novo Windows Phone 7 e a associada forma de interacção, juntamente com a integração directa com aplicações sociais são pontos muito fortes e inovadores :)

      Por exemplo, é possível ver as novidades do Facebook ou Twitter na própria "homepage" do telemóvel, sem necessidade de abrir nenhuma aplicação. Os Live Tiles, que correspondem aos icons das aplicações, também são excelentes, porque as aplicações têm a possibilidade de actualizar estes "icons vivos" com formação actualizada e relevante. Mais uma vez, informação relevante na homepage.

      Depois de experimentar durante uns dias é com certeza difícil de voltar atrás! Sei disto porque tenho um Samsung Omnia 7 actualizado com o Windows Phone 7.5

      Eliminar
  4. O Windows phone está ainda a anos luz do android em termos de aplicações... quanto ao hardware, o meu galaxy S2 com apenas um mês tem specs semelhantes a este "grande telefone"... nokia, definitivamente a nível segmento superior, não convence.

    ResponderEliminar
  5. A nivel de aplicações que de facto são usadas não está assim tão longe do Android, dado que 80% das aplicações do market do android roçam o ridículo... E atenção que tenho um android e não estou a pensar comprar um Nokia com WP. No entanto já experimentei e de facto é bastante mais user friendly (bem mais que o android) e fluido. Em termos de interactividade (redes sociais, etc) também já se encontra bastante acima da média.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite malta, como ja visto em cima há alguns nokia lumia 800 useres e gostava que contassem as vossas experiências, desde captação de rede, baterias, usabilidade, estabilidade, se crasha, e gostava que houvesse se possível uma review mais aprofundada entre o WP7, iOS, Android e o Blackberry e claro a discussão habitual mas gostava que essa discussão fosse positiva e construtiva, na necessidade de ajudar quem está indeciso.

    ResponderEliminar