2012/01/22

Fotografias Clássicas Recoloridas


Para muitos já nem fará sentido falar de fotos a preto e branco, sendo vistas como uma relíquia de outros tempos - tal como o cinema a preto e branco o é. Afinal, embora tenha toda a validade para continuar a existir enquanto exercício artístico, as fotografias a preto e branco surgiram apenas pela impossibilidade técnica de captar imagens a cores logo desde o início.

Seja como for, são momentos captados no tempo, de "outros tempos"... E para quem como eu tiver caixas e mais caixas de fotos antigas de família; serão para sempre relembradas com nostalgia.

O meu primeiro contacto com fotografias recoloridas foi exactamente numa dessas caixas, onde o meu pai guardava fotos da sua juventude, dos tempos passados no ultramar, e onde algumas delas estavam "aproximadamente" coloridas para dar uma ideia das fabulosas paisagens africanas. Era uma cor que pouco ou nada ajudava a dar uma imagem do original... Mas que não pude deixar de relembrar ao olhar para estas fotos - estas sim, eximiamente recoloridas com enorme precisão, e que até seriam capazes de passar por fotos a cores.

Actualização:  ia dizer-vos que poderiam ver mais algumas destas fotos aqui, mas devido aos sagrados direitos de autor, já não se podem ver nada, com as fotografias a terem sido retiradas - embora devessem estar sob a alçada do "fair use".



[via Gizmodo]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)