2012/01/28

Gestão dos Sensores no Windows 8


A equipa de desenvolvimento do Windows 8 continua a partilhar algumas das suas histórias dos bastidores, que servem de aperitivo para o que se poderá esperar da próxima versão do sistema operativo mais popular do planeta.

Desta vez, falam-nos sobre a gestão de toda a gama de sensores que agora consideramos tão comuns que já nem sequer perguntamos se os equipamentos mobile os trazem: coisas como o sensor de luminosidade para ajustar a intensidade do brilho do ecrã automaticamente, os acelerómetros, bússola digital, e mais recentemente... os giroscópios.


O "problema" é que o resultado directo destes sensores está sujeito a inúmeras interferências e variações, que  dificultam o seu uso directo pelos programadores, que são normalmente obrigados a implementar filtros e sistemas de compensação usando os sinais dos diversos tipos de sensor disponíveis. E isso foi algo que a Microsoft resolveu simplificar com o que chama de "Sensor Fusion", um sistema que faz isso automaticamente e dá aos developers os sinais processados de orientação e movimentos, prontos a usar (embora obviamente se continue a ter acesso aos sinais "raw" caso o desejem.)


Desta forma, é da maneira que mais developers poderão dar uso a estes sensores para implementarem as suas ideias, sem terem que sofrer a frustração de lidar com os sinais puros que em muitos casos os fariam desistir antes de conseguirem ter resultados fiáveis.

1 comentário:

  1. isto dava-me jeito era à 5 anos atras no meu projeto final de curso... RC plane (aermodelo) não tripulado...

    ResponderEliminar