2012/02/22

Adobe Abandona Flash no Linux [só com Chrome]


Notícia "escandalosa": a Adobe diz que vai deixar de suportar o Flash Player para Linux. Uma notícia que só parcialmente será minimizada pelo facto de essa tarefa passar a recair sobre um novo plugin "Pepper" que estará disponível no Chrome do Google.

Ou seja... Flash em Linux só com o Google Chrome, ou então usando uma versão anterior (até à 11.2) - versão essa que obviamente se tornará pouco/nada desejável assim que seja descoberta uma qualquer falha de segurança.

Conclusão... será mais um passo no sentido do Flash acabar definitivamente? Mesmo sendo certo que os computadores com Linux são ainda uma reduzida percentagem no mercado global... esta é uma medida que irá causar enorme frustração na comunidade.

Por outro lado, se a Adobe já abandonou as plataformas mobile - muito mais interessantes e com futuro - poderá também fazer sentido com que abandone o Linux (já o tinha feito no ano passado com o Adobe Air), centrando os seus recursos nos sistemas operativos que ache terem mais futuro. No entanto, é uma medida que irá causar acesas discussões sobre o futuro da web com/sem Flash.

As maiores vítimas irão ser certamente os jogos Flash, e outras apps para as quais o HTML5 ainda não oferece todas as funcionalidades necessárias.

2 comentários:

  1. Já vai tarde, por mim podia desaparecer da Terra da noite para o dia hoje mesmo, porque software obsoleto e comedor de recursos nunca foi ideia de ninguém com juízo, por isso que vá e não volte!

    ResponderEliminar
  2. Não é surpresa nenhuma. Recentemente afirmaram que iam apostar em html 5 em detrimento do flash.
    E no fundo, é melhor assim. Html 5 é um standard de facto e não é proprietário.
    Quem continua a desenvolver em flash é melhor actualizar-se portanto.

    ResponderEliminar