2012/02/08

App Path "Rouba" Lista de Contactos nos iPhones

Os fãs do "social" não têm falta de redes e apps que permitam guardar e partilhar as suas actividades (sendo o Twitter e Facebook os principais exemplos disso mesmo). Mas agora, eis que uma App volta ao topo das discussões: o Path.

É que um utilizador descobriu que a App estava a enviar toda a sua lista de contactos no iPhone para um servidor remoto, sem dar qualquer conhecimento disso ao utilizador.

Uma coisa que, embora possa ser completamente benéfica - como os criadores da App dizem ser; que esses dados são apenas usados para facilitar o encontro de amigos e pessoas relacionadas - demonstra que algumas Apps talvez estejam a tomar demasiadas liberdades com os nossos dados.

No mínimo, o que poderiam ter feito era perguntar ao utilizador se queria permitir que a sua lista de contactos fosse usada para encontrar os seus amigos; e que caricatamente, por se tratar de uma App na App Store, supostamente "vigiada" e controlada pelos seus inspectores se torna ainda mais ridícula, uma vez que as regras ditam expressamente que:
"As Apps não podem transmitir dados sobre um utilizador sem o seu consentimento expresso, e informando o utilizador sobre onde e como esses dados serão usados"
Ou seja... mais uma vez fica demonstrado que a ideia das Apps na App Store serem controladas e seguras... não passa de uma ilusão. (E não será talvez pior ter-se uma falsa sensação de segurança, do que admitir desde logo que qualquer App poderá ser maliciosa, esteja em que "Store" estiver?)

Os criadores do Path dizem que está para breve uma actualização que irá perguntar aos utilizadores se querem disponibilizar esses dados... E uma vez mais me interrogo sobre se teria sido assim tão difícil tê-lo feito desde logo, e evitando este episódio?

2 comentários:

  1. A segurança acrescida do sistema de aprovações da App Store não é nenhuma ilusão. O problema é que não podemos ver as coisas pela perspectiva absoluta. É claro que a App Store não consegue controlar tudo e há sempre falhas, mas há com certeza muito menos falhas do que haveria se não houvesse controlo nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/2/12 10:57

      Exactamente! :) Agora imaginem lá a confusão que é no android market... :P

      Eliminar