2012/02/26

Calibração de Imagens em Marte


Certamente já se terão apercebido de que raras são as vezes em que uma fotografia ou vídeo surge com as exactas cores reais que tinham em frente à câmara. Aliás, basta apontarem o vosso smartphone ou câmara de vídeo para cores bem saturadas, como verdes, vermelhos, ou azuis, para verem o quanto a imagem captada difere das cores reais.

E se por cá isso poderá ser um ligeiro inconveniente a que nem damos valor, no caso de imagens para investigação científica, como na indústria aero-espacial... as coisas são bem diferentes.

É por isso que a sonda Curiosity da NASA que vai a caminho de Marte (ainda tem mais de 160 dias de viagem pela frente neste momento) leva consigo uma tabela de calibração de imagem colocada no seu braço robótico que será usada para garantir a máxima fiabilidade na aquisição das imagens da superfície marciana.

A tabela consiste em zonas com cor (vermelho, verde, azul, cinzento a 40% e 60%, e um pigmento fluorescente para detecção de luz ultravioleta), e de teste de resolução com barras de diferentes tamanhos adaptada da tabela de teste de resolução da Força Área dos EUA.

Também presente - em jeito de homenagem - vai uma moeda, método tradicionalmente utilizado pelos geólogos para dar uma noção de escala quando tiram fotografias a amostras no solo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)