2012/02/15

Clear para iPhone já Disponível


Lembram-se de vos ter falado do Clear para iPhone, uma app de gestão de coisas a fazer mas que se distingue de todas as existentes graças a um interface diferente - ou talvez melhor dizendo, pela ausência de um interface?

Existem milhares de Apps que permitem manter uma lista de coisas a fazer, e até sincronizadas com serviços online - mas esta App torna-se revolucionária ao abandonar todo o tipo de coisas que estamos habituados a ver, como botões para inserir novos items, etc. Aqui, o ecrã é integralmente ocupado pelas listas e coisas a fazer, sendo todas as operações efectuadas via gestos que se aprendem de forma natural e em poucos instantes.

A App é bastante básica, pois não tem os tais serviços de sincronização, ou possibilidade de definir datas, ou outras coisas que tais - mas mais que tudo, parece-me que servirá de exemplo para demonstrar que muito se pode fazer para tornar as Apps cada vez mais utilizáveis em interfaces "touch". E tal como já tinha dito, não me surpreenderia se em breve muitos destes elementos começassem a ser utilizados por muitas outras Apps.
(Visualmente, não deixa de ser curioso que até pareça uma App mais ao estilo do interface Metro do Windows Phone/Windows 8! :)

A App chegou finalmente à App Store, e por 0,79€ torna-se absolutamente obrigatória, mesmo que seja apenas como forma de apoiar os seus developers.



Clear for iPhone (Coming Soon!) from Realmac Software on Vimeo.

4 comentários:

  1. Ausência de Interface não será de certeza. Interface diferente do normal, sim.

    ResponderEliminar
  2. ja agora, para quem usa, como se faz undo? Por exemplo, no video, arrastando o dedo para a direita a operacao é algo como "Feito/Delete", mas se eventualmente nos enganar-mos, como fazemos undo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que pude ver, não dá para fazer undo. (Será algo que se poderá adicionar a uma coisa como "abanar" o iPhone... :)

      Eliminar
  3. Quanto à app para Android, sabes de alguma notícia? Abraço

    ResponderEliminar