2012/02/27

Fragmentação no Android

É um dos "problemas" que atormenta todos os que compram um equipamento Android e se preocupam em ter a mais recente versão lançada pelo Google: quanto tempo demorará até que uma nova versão do Android esteja disponível para o seu equipamento? (Isto, para não falar nos casos em que tal nem chegará a acontecer, como os utilizadores do popular Samsung Galaxy S infelizmente puderam descobrir.)

Este artigo apresenta uns cálculos curiosos que tentam analisar o estado da fragmentação nos Android, e que - concorde-se ou não - efectivamente mostram padrões que parecem coincidir com o que seria esperado. Que a cada novo lançamento de uma nova versão do Android se assiste a um novo pico de modelos desactualizados (basta olhar para o mercado e ver ainda a quantidade de dispositivos a serem vendidos com Android 2.2.x ou 2.3... quando já temos o Android 4).

Mas, mais preocupante é parecer estarmos perante uma tendência que torna cada vez mais lenta a adopção das novas versões do Android.


Com cada vez maior número de equipamentos no mercado, diversos modelos de cada marca, cada actualização do Android irá ocupar mais e mais recursos para que possa ser lançada oficialmente por cada fabricante/operador... E se levarmos a sério as intenções de que realmente irá haver "garantia" de actualizações durante 18 ou 24 meses por parte de todos os fabricantes Android, depressa se vê a complicação que é tentarem acompanhar o ritmo de desenvolvimento do Google.

Por outro lado... tirando o caso de falhas críticas de segurança, a verdade é que para muitas pessoas, não será absolutamente necessário ter a últiuma versão do Android. Pelo que este "problema" será sempre relativo... Para além de que, com a maior maturidade atingida pelo Android 4.0 ICS, talvez se possa esperar que as coisas finalmente comecem a acalmar (ou eventualmente, que até surja um novo sistema de actualizações modulares, que permita que os updates possam ser feitos de forma mais rápida directamente pelo Google e sem passar pelos fabricantes.)

A ver vamos que novidades este 2012 nos trará...

1 comentário:

  1. Carlos Cardoso27/2/12 21:05

    Existe a possibilidade de actualizar o SGS com o Android 4(ICS) através da instalação dos chamados "rom's" em desenvolvimento por muitos programadores. E tudo indica, com bons resultados(XDA-Developers).

    ResponderEliminar