2012/02/24

Helicópteros e Ressonância


A ressonância é uma coisa tramada, e causadora de coisas tão estranhas e destruidoras como possibilitar que um batalhão de tropas a marchar sobre uma ponte a possa destruir (não sei se alguma vez testaram este mito, mas pelo menos teoricamente é possível! :)

Mas no caso que se segue, é algo mais comum... quando as vibrações de um helicóptero perto do solo começam a fazer com que o aparelho - neste caso um helicóptero dos bombeiros do Para no Brasil -  entre ele próprio em ressonância... com as consequências que se podem ver. (Felizmente, ninguém ficou magoado.)



Nestas situações, o procedimento correcto é o de levantar vôo imediatamente quebrando o "ciclo" de amplificação da ressonância antes que atinja níveis desintegradores. Algo que se pode ver num dos episódios do mítico MacGyver, e onde o piloto conseguiu evitar uma situação desastrosa... mesmo à custa de ter que levantar vôo de forma abrupta e com uma porta aberta.
(E ao ver o genérico inicial do MacGyver, fez-me recordar como tenho o nome de Lee David Zlotoff gravado nos neurónios - tal como o koniec do desenhos animados que viamos nos programas do Vasco Granja, e que nos ensinou a todos como dizer "Fim" em eslovaco! :)



[via gizmodo]

11 comentários:

  1. Já foram testados vários mitos relativos a ressonância, incluindo esse da ponte, nos Caçadores de Mitos da Discovery Channel

    ResponderEliminar
  2. Gosto desse programa, e vi a forma como testaram o mito e meteu dó a forma como chegaram aquela conclusão com aquele modelo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não me lembro bem do episódio nem da conclusão por isso não posso comentar isso, só acho é que em geral, os mitos testados pelos 3 mais novos maior parte das vezes têm erros monumentais nos testes.

      Eliminar
    2. Neste caso foi mesmo por eles os dois, ainda tentaram com uns aparelhos numa ponte mas penso que não chegaram a lado nenhum, depois fizeram um "modelo" de uma ponte, o problema foi mesmo aqui porque fazer um modelo físico para análise não é o mesmo que fazer uma maquete.

      Eliminar
    3. Nem tão pouco tentaram variar a frequência para encontrar a frequência de ressonância... mesmo grande fail. :)

      Eliminar
  3. "Nos voos de teste dos primeiros Helicópteros Sikosrsky, os pilotos saíam enjoados e outros tiveram crises profundas de Labirintite.

    Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Tal desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afecta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno. Posteriormente foi descoberto que estes efeitos eram causados porque a aeronave ressoava na mesma frequência que o corpo Humano."

    Eu como interessado e amante da aviação já tinha pesquisado um pouco sobre isso e escrito um artigo aqui: http://oporquedetudo.omundodaprogramacao.com/?p=146

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. http://dsc.discovery.com/videos/mythbusters-breakstep-bridge-minimyth.html

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. O maior exemplo que eu conheço dos efeitos negativos da ressonância é o colapso da tahoma bridge (link com vídeo em baixo). A ressonância é responsável pelo colapso da maior parte dos edifícios durante um sismo, por isso em lisboa o sítio mais seguro para se estar é na ponte 25 de abril por que esta tem uma frequência própria muito diferente das ondas sísmicas. Por outro lado a ressonância é um processo fundamental nas comunicações sem fios.
    http://www.youtube.com/watch?v=3mclp9QmCGs&feature=youtube_gdata_player

    ResponderEliminar