2012/03/31

App que Mostra Raparigas por Perto causa Polémica


Recorrentemente se tem falado da quantidade de informação que cada vez mais pessoas vão partilhando publicamente graças à proliferação dos smartphones e redes sociais.

Uma que está agora no centro das atenções é esta App Girls Around Me, que permite ver que raparigas estão por perto usando as informações do Facebook e dos check-ins do Foursquare.

Uma App que já viu o seu acesso ao FourSquare bloqueado devido a violação dos termos de utilização da sua API, mas que uma vez mais relembra que o "problema" não se limita a uma única plataforma ou API ou rede social.

Se os dados estiverem publicamente disponível, por mais difícil ou complicado que seja o seu acesso, será sempre apenas uma questão de tempo até que alguém os utilize para fins que poderão ser considerados menos "próprios".


Mesmo não estando directamente relacionado, ainda hoje fiquei algo "surpreendido" quando fui relembrado ao visitar a App do Google+ que a mesma estava a fazer upload de todas as minhas fotos para uma galeria privada na net. Sim, fui eu que activei esta funcionalidade... mas sinceramente já nem me lembrava disso - e ao ser novamente confrontado com isto, relembrei-me que por diversas vezes tiro fotos a documentos e outras coisas para servir de lembrete durante algum tempo... mas que são coisas que não tenho qualquer interesse em que fiquem "sei lá onde" na internet, e que eventualmente até possam ficar visíveis publicamente devido a algum erro que eu faça nas permissões das galerias de fotos, ou até um qualquer bug que as torne visíveis.

... Algo que certamente será merecedor de algum tempo de reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)