2012/03/24

Design de Apps iOS vs Metro


A Microsoft não quer deixar de ajudar todos os que estejam interessados em desenvolver Apps usando o novo aspecto "Metro" do Windows 8, e para isso apresenta um documento onde analisa as diferenças entre uma App do iPad e outra para o Metro que pretenda cumprir função idêntica.

São analisados aspectos como o layout da apresentação de dados, as diferenças entre um sistema de navegação baseado em barras de função sempre visíveis (no iOS) e outras que se encontram escondidas (no Metro), a adaptação à orientação vertical/horizontal do ecrã, notificações, etc.

Recomendado a todos os designers e programadores que estiverem interessados em criar Apps para os novos Windows.

4 comentários:

  1. Estes gajos estão a tentar dar uma abada ao iOS!

    ResponderEliminar
  2. Podem dizer o que quiserem. prefiro apps no iOS e android. De longe mais intuitivas. Ja no WP metade das funções estão escondidas só para dar a ideia de clean. E só se acedem a partir de swipe. Ora isto é muito mas muito pouco intuitivo. Isto faz com que as pessoas não saibam tirar partido de todas as funções. E que não fiquem sensibilizadas como funciona no inicio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe Sousa25/3/12 13:55

      Na primeira vez que utilizei iOS e quis fechar ou voltar a abrir aplicações que estavam a correr em backgroud tive de ir ao google pesquisar de como é que eu ia fazer isso... nunca me passaria pela cabeça dar dois clicks no botão home com o segundo click mais prolongado.

      Todos os sistemas operativos necessitam de os utilizadores gastem algum tempo a aprender a utiliza-lo. Existem montes de ataalhos nos sistemas operativos que facilitam tarefas e muitos utilizadores não os conhecem porque ou não se interessam por aprender e depois estão sempre prontos para criticar, ou simplesmente não precisam.

      Um bom exemplo é o motor de buscar google, que para a maior parte dos utilizadores serve para pesquisar informação, mas é possivel fazer bem mais do que isso, desde cálculos como se de uma calculadora se tratasse até à conversão de moeda.

      Nem tudo tem de estar à frente dos nossos olhos.

      Eliminar
    2. Luis Simões25/3/12 15:21

      Mas o que se passa não acaba por ser igual no Android e no iOS? Dá qualquer um destes OS a um utilizador que nunca tenha mexido num, e boa sorte que ele se "desenrasque" sozinho no início! Desde o botão de "opções" do Android, que faz com que haja opções "escondidas" em tudo o que é app ou menu, ao botão home do iOS que faz coisas diferentes para cada maneira com que o utilizador lhe toca (desde o "1 toque", "2 toques", "toque longo"...).

      Confesso que também prefiro Android e iOS ao WP, mas tenho que admitir que o Metro (nas apps apenas, não gosto muito do "home screen") é esteticamente muito (mas muito mesmo) mais atraente que os outros dois, na minha opiniao :)

      Isto só para dizer que o facto de ser pouco intuitivo no início, é algo que é dito por alguém que esteja habituado aos outros dois OS, porque para um utilizador "neutro", que mexa nos OS pela primeira vez, em qualquer um dos três, apenas se torna intuitivo após uns dias de uso!

      Eliminar