2012/03/14

Nokia Maps com Instruções por Voz... na Web


Os mapas da Nokia na Web poderiam ser semelhante a muitas outras propostas, mas a partir de agora passam a incluir uma funcionalidade que irá sem dúvida agradar a quem navegue até ao m.maps.nokia.com a partir do seu Android (2.3 ou superior) ou iPhone (ou iPad).

É que as instruções de navegação para percursos a pé contam agora com instruções de voz que vos guiam até ao destino. Sim, algo que habitualmente apenas se está habituado a ter em Apps de navegação dedicadas, mas que a Nokia decidiu implementar nos seus mapas web mobile.


Esta funcionalidade obriga a fazer download de um ficheiro áudio com cerca de 2MB... mas penso que isso não será factor impeditivo para que o utilizem. (Vamos lá ver quanto tempo faltará para que Google e Microsoft implementem algo semelhante... e acima de tudo, que estas instruções por voz também funcionem para navegação "automóvel").

[via Nokia]

1 comentário:

  1. Dos_Passos14/3/12 13:44

    Pelo que eu percebi pode-se fazer antecipadamente, por Wi-Fi, o download dos mapas, com diferentes resoluções.

    O download dos mapas por 3G no momento da utilização, como os mapas são pesados, exige um grande tráfego de dados, que é incomportável no estrangeiro, porque o tráfego de dados em roaming é muito caro.

    Em vez do downlpoad de mapas por 3G no momento, por exemplo utilizando pontualmente o Google Maps, é preferível ter uma app GPS que inclua o país - ou seja, já tem o mapa do país e não recorre à internet. Tenho o Navigon Europe por causa disso.

    Agora, no caso deste maps.nokia.com, que é uma web appp, se for possível fazer antecipadamente o downlod do mapa e recorrendo à internet (por 3G) apenas para traçar e seguir uma rota - pode ser que o tráfego de dados já seja comportável.

    ResponderEliminar