2012/03/23

Notícias do Dia

O novo iPad da Apple já chegou a Portugal - e o nosso já está nas minhas mãos, e posso confirmar aquilo que já se suspeitava: muitas pessoas poderão que o novo iPad não tem mesmo nada de especial... até ao momento que depois o largarem e olharem para qualquer ecrã de qualquer outro tablet! :) A única coisa que posso recomendar para que tenham uma ideia da diferença, é ir às definições do vosso computador e reduzirem a resolução para metade da que habitualmente utilizam... e ficam com uma ideia da diferença que é.

Mas, hoje já falamos também de um filme da Sony que tem baralhado os compradores; continua a decorrer o passatempo que te vai dar um excelente livro da O'Reilly para te inciares na programação Android com tecnologias web; uma actualização da App de autenticação do Google que tem dado que falar; como a Microsoft vai fazer a gestão das diferentes resoluções e tamanhos de ecrã no Windows 8;

E como é habitual, já de seguida a selecção das notícias do dia:



Apple Condenada em Itália pela Garantia "Duplicada"


A Apple vai ter que pagar a "bagatela" de 900 mil de euros em Itália devido à sua garantia AppleCare.

Em causa está o facto da Apple não informar os potenciais clientes que querem comprar a garantia AppleCare para assegurar os seus equipamentos por 2 anos, de que segundo as normas europeias, a garantia destes equipamentos já é obrigatoriamente de 2 anos. Pelo que a garantia "extra" de 2 anos da AppleCare acaba por ser algo bem menos interessante do que poderia parecer à primeira vista.

O caso ainda não está terminado, uma vez que a Apple pode (e certamente irá) recorrer desta decisão... Mas não me parece que isso vá alterar o resultado final - de que realmente tinha a obrigação de deixar bem claro que a garantia dos 2 anos já está incluida nos iPhone europeus... quer gostem quer não.


Nokia dá uso a 18 Lumia para Fazer Bullet Time

Já faz mais de uma década que o filme Matrix nos maravilhou a todos com o seu "bullet time". E agora a Nokia tenta repetir o feito, mas em vez de precisar de gastar uns milhões de dólares em câmaras e software, basta agora dar uso a 18 Windows Phone Lumia 800  para "parar" no tempo alguns participantes num campeonato de snowboard.




Bluetooth vai Partilhar GPS entre Dispositivos

Eu ainda sou do tempo (sinto-me cada vez mais velho sempre que utilizo esta frase!) em que o GPS era sinónimo de pequenos e dispendiosos terminais portáteis que gastavam bateria que nem uma coisa doida; ou em alternativa eram pequenas caixas externas, ligadas por cabo ou bluetooth a um pocket PC ou equivalente.

Nesse tempo, o mais comum era que apenas uma App pudesse ter acesso ao GPS, pelo que se quisessem partilhar o GPS entre várias Apps em simultaneo... tinha que se recorrer a truques como drivers especiais que criavam portas séries virtuais que replicavam os dados enviados do GPS... Enfim... confusões que hoje em dia nem lembram a quem compra um smartphone e só espera que quando clica numa App de maps, aquilo funcione sem chatices. :)

O grupo responsável pelo Bluetooth no entanto não pára de aprimorar os serviços disponíveis, e por isso está agora a preparar um sistema que permitirá a partilha de dados GPS via bluetooth de forma standard.


Custo de Manutenção do MegaUpload


Porque nem sempre se tem uma ideia da dimensão de um site como o MegaUpload, a companhia que o alojava veio a público pedir ajuda para poder continuar a manter os seus ficheiros. Uma infraestrutra que conta com 1100 servidores e 25 Petabytes(!) de informação, e que tem um custo de $9000 dólares... por dia!

... Assim já se percebe porque motivo o tribunal já aumentou a "mesada" atribuída à família, para o valor de $60 mil dólares. :)



Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Apenas uma correcção em relção à noticia dos Nokia Lumia e "Bullet Time". O efeito utilizado não é o "Bullet Time", mas sim o "Time Slice" (sim são coisas diferentes), já tem cerca de 20 anos e a única coisa necessária são uma dúzia de máquinas fotográficas (mesmo das mais baratuchas) em posições diferentes e a tirar a fotografia ao mesmo tempo.
    Há um anúncio qualquer a um automóvel que ficou marcado por fazer a primeira utilização desta tecnologia (agora não me lembro qual). E há também uns quantos filmes que fizeram usa dela.

    ResponderEliminar