O novo iPad da Apple já chegou a Portugal - e o nosso já está nas minhas mãos, e posso confirmar aquilo que já se suspeitava: muitas pessoas poderão que o novo iPad não tem mesmo nada de especial... até ao momento que depois o largarem e olharem para qualquer ecrã de qualquer outro tablet! :) A única coisa que posso recomendar para que tenham uma ideia da diferença, é ir às definições do vosso computador e reduzirem a resolução para metade da que habitualmente utilizam... e ficam com uma ideia da diferença que é.
Mas, hoje já falamos também de um filme da Sony que tem baralhado os compradores; continua a decorrer o passatempo que te vai dar um excelente livro da O'Reilly para te inciares na programação Android com tecnologias web; uma actualização da App de autenticação do Google que tem dado que falar; como a Microsoft vai fazer a gestão das diferentes resoluções e tamanhos de ecrã no Windows 8;
E como é habitual, já de seguida a selecção das notícias do dia:
Apple Condenada em Itália pela Garantia "Duplicada"
A Apple vai ter que pagar a "bagatela" de 900 mil de euros em Itália devido à sua garantia AppleCare.
Em causa está o facto da Apple não informar os potenciais clientes que querem comprar a garantia AppleCare para assegurar os seus equipamentos por 2 anos, de que segundo as normas europeias, a garantia destes equipamentos já é obrigatoriamente de 2 anos. Pelo que a garantia "extra" de 2 anos da AppleCare acaba por ser algo bem menos interessante do que poderia parecer à primeira vista.
O caso ainda não está terminado, uma vez que a Apple pode (e certamente irá) recorrer desta decisão... Mas não me parece que isso vá alterar o resultado final - de que realmente tinha a obrigação de deixar bem claro que a garantia dos 2 anos já está incluida nos iPhone europeus... quer gostem quer não.
Nokia dá uso a 18 Lumia para Fazer Bullet Time
Já faz mais de uma década que o filme Matrix nos maravilhou a todos com o seu "bullet time". E agora a Nokia tenta repetir o feito, mas em vez de precisar de gastar uns milhões de dólares em câmaras e software, basta agora dar uso a 18 Windows Phone Lumia 800 para "parar" no tempo alguns participantes num campeonato de snowboard.
Bluetooth vai Partilhar GPS entre Dispositivos
Eu ainda sou do tempo (sinto-me cada vez mais velho sempre que utilizo esta frase!) em que o GPS era sinónimo de pequenos e dispendiosos terminais portáteis que gastavam bateria que nem uma coisa doida; ou em alternativa eram pequenas caixas externas, ligadas por cabo ou bluetooth a um pocket PC ou equivalente.
Nesse tempo, o mais comum era que apenas uma App pudesse ter acesso ao GPS, pelo que se quisessem partilhar o GPS entre várias Apps em simultaneo... tinha que se recorrer a truques como drivers especiais que criavam portas séries virtuais que replicavam os dados enviados do GPS... Enfim... confusões que hoje em dia nem lembram a quem compra um smartphone e só espera que quando clica numa App de maps, aquilo funcione sem chatices. :)
O grupo responsável pelo Bluetooth no entanto não pára de aprimorar os serviços disponíveis, e por isso está agora a preparar um sistema que permitirá a partilha de dados GPS via bluetooth de forma standard.
Custo de Manutenção do MegaUpload
Porque nem sempre se tem uma ideia da dimensão de um site como o MegaUpload, a companhia que o alojava veio a público pedir ajuda para poder continuar a manter os seus ficheiros. Uma infraestrutra que conta com 1100 servidores e 25 Petabytes(!) de informação, e que tem um custo de $9000 dólares... por dia!
... Assim já se percebe porque motivo o tribunal já aumentou a "mesada" atribuída à família, para o valor de $60 mil dólares. :)
Curtas do Dia
- Google considera a venda de filmes no Google Play - por agora apenas permite o aluguer... e bom seria que passassem a olhar para todo o mundo como um mercado único sem barreiras... ;P
- E falando em filmes, os Apple Trailers no novo iPad já dão uso ao FullHD.
- Novo iPad continua a recarregar por 1h após mostrar bateria a "100%" - só sei que continuo à espera das baterias milagrosas que poderiam ser recarregadas "em minutos"...
- Um dos pais da internet relembra que o Google não será dominante para sempre - eu também sei isso... mas nem quero pensar nisso por agora! :)
- ainda por cima... Google ultrapassa Facebook na satisfação dos seus funcionários pela primeira vez em quatro anos.
- E ainda do Google... que vos parece publicidade determinada em função do ruído de fundo das vossas chamadas telefónicas? - ... onde isto irá parar?
- Já quanto ao Facebook, não deixa de ser também curiosos (e também um pouco assustador) o que se pode fazer com todos os dados pessoais que por lá andam - como determinar os padrões de relacionamentos das pessoas.
- Rovio não vai trazer o novo Angry Birds Space para os Windows Phones - ... pessoalmente também não percebo a dificuldade (ou falta de vontade) para o fazer... mas eles lá sabem. Actualização: tão pouco sentido fazia que o presidente da Rovio já veio desmentir e dizer que o novo jogo vai estar disponível também para os Windows Phones.
- E por falar em jogos, a Zynga comprou a empresa responsável pelo jogo do momento, o "Draw Something" por $180 milhões de dólares.
Apenas uma correcção em relção à noticia dos Nokia Lumia e "Bullet Time". O efeito utilizado não é o "Bullet Time", mas sim o "Time Slice" (sim são coisas diferentes), já tem cerca de 20 anos e a única coisa necessária são uma dúzia de máquinas fotográficas (mesmo das mais baratuchas) em posições diferentes e a tirar a fotografia ao mesmo tempo.
ResponderEliminarHá um anúncio qualquer a um automóvel que ficou marcado por fazer a primeira utilização desta tecnologia (agora não me lembro qual). E há também uns quantos filmes que fizeram usa dela.