2012/03/07

Verizon com Banda Larga "sem Fios" para Casa

Não será propriamente barato, mas para quem desejar ter internet a velocidades decentes sem estar dependente de estar numa zona com alternativas como o ADSL ou ligação por cabo, tem agora nos EUA uma proposta da Verizon que promete velocidades mais rápidas que o cabo... sem cabo.

Este serviço HomeFusion dá uso à rede 4G/LTE (usando uma antena exterior), com velocidade anunciadas de 5 a 12 megabits para downloads e 2-5Mbits de upload. Velocidade que depois na prática podem ser bastante superiores - com alguns utilizadores da rede LTE a relatarem velocidades de até 70Mbits nos downloads.

Já aqui falamos das possibilidades que a rede 4G irá abrir nesta área, de substituição das ligações "por cabo", tornando-se na ligação principal para muitos lares... No entanto, há ainda um pequeno obstáculo que terá que ser ultrapassado para que tal aconteça... os limites de dados!

Nesta solução da Verizon o tráfego incluido é de uns ridículos 10GB mensais. O suficiente para ver cerca de 10h de vídeo HD em streaming da Internet. Ou seja... para quem for um cliente Netflix que veja 2h de séries por dia, e 1 ou 2 filmes por semana, rapidamente atingiria esse limite ao fim de uma só semana.

A Verizon oferece planos com 20 e 30GB de tráfego (por $90 e $120)... mas parecem-me demasiado inflaccionados.

Esperemos que a revolução prenunciada pelas ondas de rádio Vortex faça com que o sobrecarregado espectro RF rapidamente se torne mais económico e que a banda larga wireless possa passar a oferecer tráfego ilimitado. E aí sim... talvez este tipo de soluções passe a fazer sentido para quem pretender depender unicamente da Internet para todo o tipo de filmes e vídeos e TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)