2012/04/29

CarWatch - Vigilância Remota de Automóveis


Nem será necessário tentar imaginar o horror que será chegarmos ao local onde estacionamos o nosso automóvel... e encontrarmos apenas um espaço vazio. Nalguns casos, poderá significar uma viagem até ao parque de armazenamento mais próximo - caso tenha sido rebocado. Mas no pior caso, será sinal de que alguém nos roubou o automóvel.

Com tanta tecnologia que carregamos diariamente nos nossos automóveis, não seria tempo de também o nosso automóvel ter um pouco mais de inteligência - e ser capaz de nos dizer, não só por onde anda, mas até permitir ver quem está no seu interior?

É esse mesmo o propósito deste Carwatch, um projecto nacional, que conta com os habituais módulos de localização GPS de veículos... e lhes acrescenta uma câmara dissimulada no interior do veículo.

Um projecto que esperamos ver rapidamente em fase de comercialização, pois seria certamente bem acolhido por muito donos de veículos desejosos de os manter "debaixo de olho" independentemente do local onde estejam.

(Deixaria apenas como sugestão a utilização de uma câmara secundária, apontada para o exterior do veículo - que permitiria ver, por exemplo, se alguém estranho andaria a "estudar" o mesmo recorrentemente ao longo de vários dias... Mas... talvez isso seja coisa que já esteja preparada para a versão 2.0! :)

8 comentários:

  1. jonaspaulo29/4/12 12:59

    Mt bom continuem !

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo artigo.

    Estamos a trabalhar para que a comercialização seja o quanto antes!

    Quanto à sugestão, seria algo bastante útil mas com um grande impedimento, a Comissão Nacional de Protecção de Dados. Estamos a aguardar aprovação da CNPD há mais de um ano apenas para filmar o interior da viatura.
    Mas vamos ter isso em conta para outros países mais liberais a nível de protecção de dados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, é pena quando as burocracias "empancam" as coisas tanto tempo.
      (Tanto se fala em melhorar a produtividade à custa de cortes nos ordenados... mas ninguém fala da nossa burocracia que tanto impede/atrasa novos projectos que os nossos empreendedores tentam fazer nascer/crescer por cá!)

      Eliminar
    2. A burocracia, neste caso a CNPD, tem sido dos nossos maiores problemas. A aprovação é bastante importante para resolvermos outras questões.
      Como não podemos esperar para sempre, a solução começa a ser olhar para fora e pensar noutros países.

      Eliminar
  3. Não será mais econômico um seguro com a cobertura de furto ou roubo???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um seguro de pouco ou nada serve para "recuperar" um veículo. Pelo que são coisas diferentes. Para além de que o custo acrescido que um seguro desse tipo normalmente acarreta, dará para comprar um equipamento destes...

      De igual modo, um seguro poderia ter um valor mais justo dependendo dos sistemas de recuperação que o veículo tivesse - pelo que no caso de um automóvel equipado com um sistema destes, uma companhia de seguros poderia oferecer isso a custo bem mais convidativo - pois o risco de perda de um veículo seria bem menor. (Noutros países sei que os seguros têm em consideração este tipo de coisas... por cá, acho que nem por isso... mas esta seria uma excelente forma de o começarem a fazer).

      Eliminar
    2. O Carlos referiu pontos bastante importantes.
      O nosso objectivo é recuperar os veículos. Um seguro apenas minimiza os prejuízos com estas situações. Por outro lado, a anuidade de um seguro deste tipo é muito superior ao custo do CarWatch.
      Essa questão das seguradoras é interessantíssima! Noutros países é isso que se passa, a instalação de um sistema de segurança garante preços mais reduzidos. Estamos a trabalhar para tentar esta abordagem também.

      Eliminar
  4. Edgar Marques2/5/12 16:36

    Estas ideias são sempre bem-vindas, mas usando um GPS/3G jammer, perde-se todas as funcionalidades do sistema.

    E infelizmente, usam-se cada vez mais estes aparelhos...

    ResponderEliminar