2012/04/10

A Computação Eficiente

Já todos sabemos que os computadores ficam mais rápidos a cada nova geração, capazes de fazer mais e mais cálculos de forma cada vez mais veloz. Mas, outro factor igualmente importante é que toda essa potência computacional tem também sido conseguida com cada vez maior eficiência.

Dos "billiões" de cálculos feitos por kWh na década de 80, passamos agora para mais de um "quadrilião" usando precisamente a mesma quantidade de energia.

Para se ter uma ordem do que isto significa, se um MacBook Air actual funcionasse com a eficiência dos computadores de 1991, a sua bateria seria suficiente para o manter a funcionar por... 2.5 segundos!

Da mesma forma, um supercomputador como o Fujitsu K (10.5 petaflops) consome actualmente 12.7 Megawatts, mas daqui por 20 anos deveremos ter sistemas com esta mesma capacidade a gastar o mesmo que uma torradeira.

Significa também que um sistema equivalente a um portátil actual poderá consumir centenas de vezes menos energia, permitindo esticar a sua autonomia (já que não se fazem grandes avanços na área das baterias, vai-se conseguindo o mesmo pelo lado oposto... reduzindo os consumos).



[via technologyreview]

1 comentário:

  1. Billions = mil milhões
    Trillions =biliões
    Quadrilions = mil biliões

    O meu primeiro PC foi um Compaq Deskpro 386, que está ali pouco acima do meio no gráfico. Ainda o tenho.

    ResponderEliminar