2012/04/27

Google Felicita Sony Pela Contribuição no Android


A propósito da chegada do Android 4.0 "Ice Cream Sandwhich" ao Tablet S da Sony, Jean-Baptiste Queru, um dos responsáveis pelo Android do Google, diz que uma espera de 5 meses para que os utilizadores recebam a última versão Android no seus equipamentos é algo perfeitamente natural e razoável, e aproveita a ocasião para saudar a contribuição que a Sony tem dado ao projecto Android - que lhe permitiu assim ser uma das primeiras a oferecer esta versão nos seus equipamentos.

Claro que não nos podemos esquecer igualmente da Asus, que conseguiu colocar primeiro um ICS no mercado, mas que Queru diz também ser devido à quantidade de recursos que tem em colaboração com a Nvidia para o lançamento do primeiro tablet com Tegra 3.

Seja como for, fica assim demonstrado "preto no branco" o bom trabalho que a Sony tem vindo a fazer nos Android, e que poderá sem dúvida vir a influenciar todos os utilizadores que se sintam descontentes com a morosidade (ou inexistância) de updates oficiais para os seus smartphones/tablets.

Além de que, como Queru relembra, o Google tem regra ir saltitando entre fabricantes para os seus modelos Nexus... pelo que, quem nos garante o que o próximo Nexus smartphone não venha a ser um Sony?

[via Androidpolice]

3 comentários:

  1. Filipe Sousa27/4/12 20:01

    Engraçado que o primeiro fabricante a lançar o ICS, logo a seguir ao Nexus, foi a Huawei para o seu smartphone Huawei Honor.

    Virem felicitar a Sony por demorar 5 meses é atirar areia para os olhos dos clientes.
    Tanto a Sony, como Samsung, LG ou Asus deviam demorar muito menos tempo a lançar os updates para os seus equipamentos.

    Melhor ainda era a Google trabalhar em conjunto com os fabricantes para lançarem os updates mais rápido.

    Para ser perfeito era a Google lançar um update que funcionasse com todos os smartphones para deixarmos de estar dependentes dos fabricantes e por sua vez das operadoras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As alterações feitas pelos fabricantes, e optimizações para os seus próprios chips/SoC, fazem com que esse processo seja mais demorado. (Daí que um fabricante tipo Huawei, que praticamente oferece um Android "puro" sem alterações, o possa fazer mais rapidamente).

      Mas de qualquer forma, concordo contigo... 5 meses é quase o tempo que o Google demora a lançar uma nova versão de Android, o que faz com que a grande maioria dos equipamentos "não-Nexus" ande praticamente sempre uma geração atrasada (se não for mais).

      Talvez a evolução modular do Android venha a permitir isso... que possa suportar actualizações granulares mais frequentes, directamente do Google e independentemente dos módulos dos fabricantes...

      É certo que algo que terá que ser feito, senao com cada fabricante a ter que dividir recursos por cada vez maior numero de modelos, será insustentável ter updates para todos (agora meia-duzia de modelos, para o ano uma duzia, daqui por 2 anos várias dezenas!)

      Eliminar
    2. Filipe Sousa28/4/12 01:57

      Tomemos como exemplo um sistema operativo para PC, por exemplo o Windows ou Ubuntu, que também corre em computadores com mil e um componentes de hardware diferente e também suporta de raiz praticamente todo o hardware.

      Deveria haver uma uniformização em que só fosse necessário os fabricantes disponibilizarem os drivers para os extras que o telemóvel tivesse para além dos requisitos mínimos.

      A Microsoft para o seu sistema operativo Windows Phone impôs um mínimo de requisitos aos fabricantes, a google deveria fazer o mesmo.

      Acho que o Android deveria funcionar como um sistema operativo de PC, ao ser instalado ia sendo detectado o hardware existente e ia sendo instalado automaticamente. Isto para deixarmos de estar dependentes dos fabricantes, e das operadoras que ainda tem menos interesse em lançar updates.

      Eliminar