2012/04/11

Nokia Lumia 610 vai ter NFC

Bem a propósito do passatempo que estreamos hoje e te dá a possibilidade de ganhar um Lumia 710, ficamos também a saber que o próximo modelo de baixo custo dos Lumia vai estrear o NFC nestes Windows Phones.

NFC tem estreia marcada para o Nokia Lumia 610 que deverá chegar depois do Verão, e que já terá sido certificado para fazer pagamentos wireless usando os sistemas Mastercard PayPass e Visa payWave.

Pessoalmente, continuo a dizer que o NFC é uma "solução à procura de problema"... pois tudo o que permitirá fazer poderia igualmente ser feito usando bluetooth ou uma qualquer evolução do WiFi (o que facilitaria a sua adopção e evitaria ter "ainda mais um" sistema wireless ao barulho.)

E no caso dos pagamentos, embora se perceba que todos os gigantes desta área (como Visa, Mastercard, Paypals, etc) estejam profundamente interessados em ir buscar a sua percentagem; penso que os operadores de telecomunicações estão a perder uma gigantesca oportunidade de se tornarem, eles próprios, num dos grandes pontos centrais em tudo isto.

Não seria tão simples permitir usar o telemóvel para fazer pagamentos, sem necessidade de associação a cartões de crédito/débito extra? (Nos pré-pagos, o valor seria imediatamente descontado; nos outros funcionaria de forma semelhante à de um cartão de crédito, com a conta a ser apresentada no final do mês)...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)