2012/04/03

OS/2 faz 25 Anos


Poderá ser algo completamente desconhecido para as gerações mais jovens, mas para todos os que acompanharam de perto a evolução do DOS para os sistemas operativos com ambientes gráficos no final dos anos 80 e início dos anos 90, é garantido que se recordem do OS/2 da IBM. Um sistema operativo que celebraria agora 25 anos.

Inicialmente desenvolvido em parceria pela IBM e Microsoft, como sendo a evolução do DOS, este era um sistema operativo que tinha tudo para que fosse bem sucedido... até a Microsoft decidir apostar no seu Windows e "desprender-se "da IBM.

... Com uma evolução algo atribulada, e com diversos atrasos pelo meio, o OS/2 nunca chegou a conquistar grande quota de mercado, face a um Windows que começava a vir pré-instalado nos computadores novos e que tinha suporte para muito maior número de dispositivos.

5 comentários:

  1. Curiosamente o OS/2 foi inicialmente desenvolvido por engenheiros da Microsoft, sobretudo ao nível do kernel. E o NT, que viria a ser a base do Windows actual (Windows NT, 2000, Vista, 7), foi desenvolvido por engenheiros da IBM!!
    Em termos de arquitectura eu achava o OS/2 mais elegante e eficiente que o NT, mas como sucede muitas vezes nem sempre o melhor ganha.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me do lançamento no Ritz do OS/2. Lembro-me que uma das demonstrações era a cópia em simultâneo de ficheiros.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/4/12 16:09

    A minha BBS funcionou muito tempo sobre o OS2 a correr uma shell de texto (tshell) que consumia muito menos recursos que a shell gráfica (pmshell).
    Antes de usar o OS/2 tinha bbs correr em Windows 3.1 Cada vez que alguém fazia um download o windows parava :)

    Grande OS

    ResponderEliminar
  4. Isto faz-me lembrar o meu IBM PS/1. Acho que estou a ficar velho :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/4/12 19:46

    Ainda tenho para aqui uma cópia do OS/2 warp. Hei-de experimentar metê-lo numa máquina virtual.

    ResponderEliminar