2012/04/12

PlaceMe - Uma App que Sabe Tudo sobre Ti


Se são daquelas pessoas que levam a privacidade bem a sério, é melhor ficarem já por aqui. No entanto, se são daquelas pessoas que não perde uma oportunidade para fazer um check-in no FourSquare; partilhar por onde anda no Facebook e Twitter; ou que não sai de casa sem levar o seu smartphone com o Google Latitude a registar por onde passa... apresento-vos uma app que integra tudo isso e muito mais.

Certamente saberão que nunca fui atraído por Apps como o FourSquare precisamente por não estar disposto a fazer "check-ins" manuais nos locais onde estou. Na minha opinião, a tecnologia existe para nos simplificar a vida e não para nos obrigar a ter ainda mais trabalho - e daí gostar do Google Latitude, por funcionar sem necessitar da minha intervenção.

Este PlaceMe (disponível para iPhones e Android) parece ter sido criado exactamente com a mesma convicção: tratando-se de uma App que silenciosamente monitoriza todos os dados recolhidos pelo vosso smartphone (não só a localização GPS mas também de todos os restantes sensores: acelerómetros, temperatura, etc) para determinar automaticamente os locais por onde passam diariamente e o tempo que lá passam.


Para acalmar os que se preocupam com as questões da privacidade, esta App não tem associada a componente de "rede social", pelo que estes dados estão apenas disponíveis para vocês - mas não será difícil imaginar a quantidade de coisas que uma App deste tipo pode fazer.

Para começar, a App rapidamente "descobre" onde é a vossa casa e o vosso trabalho; sabe também que percursos fazem de/para esses locais; a que restaurantes e lojas vão mais frequentemente; se estão a pé, a correr, ou andar de automóvel.

As potencialidades futuras são imensas: como por exemplo, enviar um alarme automaticamente caso tenham algum tipo de comportamente "anormal"... como por exemplo um acidente; ou que uma criança em vez de fazer o caminho para a escola subitamente se dirija a alta-velocidade em rumo desconhecido...

Por outro lado, relembra-nos igualmente para as preocupações crescentes do potencial de abuso deste tipo de dados: por exemplo, um governo ou forças da autoridade que exijam o acesso a estes dados e comecem a discriminar todas pessoas que estiveram presentes numa manifestação; ou que foram a um cinema assistir a um filme "indesejado"; ou que vão recorrentemente a sedes de partidos da oposição...

Também é verdade que alguns destes dados já seriam possíveis de ser obtidos, em menor escala, através dos registos das operadoras de telecomunicações, que sabem a localização proximada de todo e cada telemóvel... Mas que - espera-se - apenas podem ser acedidos com ordem dos tribunais e em casos em que haja indícios de que serão necessários.

Seja como for, é este o sentido em que o futuro nos está a levar: e a existir toda esta quantidade de informação guardada algures... só me interrogo sobre se a melhor forma de os manter seguros será mesmo mantê-los fechados a 7 chaves... ou eventualmente tornar tudo "público" e acabar-se de uma vez com a falsa ilusão de privacidade?

[via Robert Scoble]

2 comentários:

  1. Apesar de ser ainda um jovem, eu sou do tempo em que não existiam telemóveis e para comunicar com os meus amigos tinha de ligar para casa deles através da rede fixa correndo o risco de não os apanhar em casa ou então de me atender a avô de um deles que dava cada seca, e eu para não ser indelicado lá ficava a ouvir o que ela tinha para contar, por isso não consigo deixar de pensar no ponto a que as coisas chegaram.

    Partilhar a nossa localização a todo o instante também me parece demais.
    o curioso é que neste momento existem tantos meios de comunicação e as pessoas nunca estiveram tão afastadas.
    Eu nas minhas relações pessoais continuo a privilegiar os momentos cara a cara.

    ResponderEliminar
  2. This app is incompatible with your A5 CM7.

    This item cannot be installed in your device's country.

    ResponderEliminar