2012/04/21

Siri em Português


Era uma das grandes novidades do iPhone 4S: a Siri, a incansável assistente virtual que obedece sem hesitação a todos os nossos comandos, e que até responde com alguma piada nalgumas situações.

No entanto, para além de vir rotulada com um carimbo beta, este serviço de pouco ou nada serve para quem não falar inglês, francês, alemão ou japonês. Esperava-se que a Apple tivesse maior celeridade para tirar a Siri do seu estatudo beta - ou no mínimo - que adicionasse a capacidade de reconhecimento a maior número de vozes (já que a tecnologia que utilizam, da Nuance, já demonstrou que bem é capaz de o fazer para dezenas de línguas, incluindo o Português.)

Pois bem... se a Apple não o faz... saiam da frente, pois João Henrique Reichert (do Brasil) não deixou que isso fosse impedimento. Com um pouco de trabalho, e dando uso aos serviços de tradução do Google, arranjou forma de colocar a Siri a escutar e a falar em Português.

E porque também dá jeito poder usar o voice dictation em Português para escrever... também isso ficou resolvido.

... Vamos lá ver quanto mais tempo a Apple irá precisar para se começar a mexer com maior celeridade, para permitir estas funcionalidades em Português, assim como cumprir algumas velhas promessas: como a de abrir o protocolo do FaceTime a todos os que o quisessem utilizar. (Para não falar na palhaçada que é não permitir que seja utilizado via 3G!)



3 comentários:

  1. Nem a própria Apple estava à espera que o Facetime fosse ser tão falado. Daí a promessa em o abrir a outras plataformas. Eu sinceramente não percebo como é que as pessoas não acham ridículo utilizar um app que está fechada na própria plataforma, quando há muita outras presentes em todas as plataformas.
    Ah espera já sei, deve ser pelo pseudo-sentimento de exclusividade que alguns utilizadores da apple têm a mania que têm. Faz lembrar os que não gostaram que o Instagram fosse finalmente aberto a outras plataformas.

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Epá, nem ao FDS o "anónimo-que-é-contra-tudo-que-não-seja-Android" deixa este canto em paz. Que trauma..., isso vem da infância? (pergunta retórica, agradeço que não responda).

    ResponderEliminar
  3. Facetime ou video-chamada limitada e o siri säo duas funções limitadas por culpa da propria apple, talvez por ser mais funçöes para mostrar do que funcional, penso eu.

    ResponderEliminar