2012/04/20

Smartphones com Câmaras "Raios-X"

É inegável que se começa a tornar complicado imaginar que "mais coisas" os fabricantes serão capazes de adicionar aos smartphones. Hoje em dia os nossos pequenos companheiros de bolso vêm equipados com: ecrãs de alta-resolução, câmaras com muitos Megapixeis, GPS, WiFi, Bluetooth, acelerómetros, bússulas, giroscópios, sensores de temperatura, barómetros, microfones, e sabe-se lá que mais.

Mas... o que é certo é que pensar que "está tudo inventado" é sempre um grande erro, e alguns investigadores apontam para que em breve os nossos smartphones possam ganhar a capacidade de ter visão "raios-X", graças a um sensor CMOS que funciona na faixa dos terahertz - precisamente o mesmo sistema que é utilizado nalguns aeroportos e que permite ver as pessoas nuas:


Para evitar potenciais questões de privacidade, os investigadores estão a concentrar-se num sistema que permite apenas visualizar coisas a curta distância, suficiente para detectar coisas dentro das paredes; ou capaz de auxiliar médicos em operações cirurgicas. (Mas se esta tecnologia "sair para a rua", não me parece difícil imaginar que rapidamente surjam pessoas que façam um pouco de hacking para esticar as suas capacidades... e lá se irá criar um novo mercado para roupa interior impregnada com materiais metálicos inibidores desta visão terahertz! :)

A par deste tipo de coisa, deixo apenas a sugestão para que adicionem também a capacidade termográfica às nossas câmaras... para ver as diferenças de temperatura.

... E a concretizar-se este tipo de coisa, daqui por uns anos vamos ter uns smartphones capazes de tornar realidade o visor do "Predator"!

1 comentário:

  1. Enquanto lia esta noticia, o meu cérebro estava modo automático a dizer um monte de asneiras que não vou aqui reproduzir.

    ResponderEliminar