2012/05/06

Brincar na Areia com um Kinect e Água Virtual


Quem é que na sua infância (ou ainda agora) conseguiu resistir a brincar com a areia, criando simples montes e vales - ou verdadeiros castelos de areia ou esculturas épicas de deixar toda a gente de boca aberta?

Agora, graças ao uso de um Kinect e um projector, brincar na areia ganha toda uma nova dimensão graças à realidade aumentada. Nesta "caixa de areia", as curvas de nível são actualizadas em tempo real para representarem o perfil do terreno à medida que o vamos modelando... e com a particularidade adicional de podemos despejar sobre ele água virtual que se comporta de forma verdadeiramente realista.

Será o tipo de "brinquedo" que poderia fazer uma enorme diferença nas salas de aula, e incentivar os alunos a explorarem o que é possível fazer juntando-se equipamentos que podem ser comprados em qualquer lado, e deixar a sua imaginação fluir.

(Aliás, se eu tivesse qualquer tipo de influência no nosso sistema de ensino, fazia com que fosse obrigatório haver um Kinect, um projector, e uma impressora 3D em todas as nossas salas de aula - e com aplicações que os tornassem verdadeiramente úteis para demonstrações práticas, para que não ficassem encostados num canto a "ganhar pó"!)





E claro que não falta o teste que todos nos lembraríamos de fazer... o de uma barragem gigante a rebentar! :)

2 comentários:

  1. Anónimo6/5/12 17:04

    Boas Carlos, para quando a análise ao Optimus Madrid?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/5/12 18:33

    Carlos sabes quando estara disponivel o lg optimus 4x?

    ResponderEliminar