2012/05/04

Edição de Texto Melhorada no iPad


O iOS demorou algum tempo até ganhar a funcionalidade de "copy-paste", mas quando o fez ganhou uma das formas mais simples e práticas de fazer este tipo de selecção num dispositivo "touch" (a par do método de seleccionamento preciso através da "lupa" que aparece quando querem movimentar o cursor).

No entanto, este método não é perfeito, especialmente quando se trata de seleccionar áreas maiores de texto, com múltiplas linhas, e que até podem nem caber num único "ecrã" visível.

Há um utilizador que pensa ter encontrado uma solução mais eficiente, usando gestos sobre o teclado para movimentar o cursor, e assim facilitar/acelerar o posicionamento do cursor e fazer selecções de texto. Ele pede também que caso gostem da sua sugestão, que submetam um pedido à Apple para que esta possa eventualmente implementá-lo.

A ideia é interessante, sem dúvida, mas... parece-me que seja demasiado avançada para os utilizadores comuns. Actualmente, o tal gesto de deslizar o dedo sobre o teclado faz com que seja seleccionada cada tecla por onde se passa - e que permite até a escrita acelerada de números e outros caracteres (tocam no shift, e sem soltar o dedo arrastam-no até um número ou símbolo, e ao largarem a tecla não só a escrevem como o teclado regressa ao modo anterior de escrita automaticamente.)

Por isso, parece-me bastante improvável que a Apple alguma venha a considerar mudar este comportamento para dar prioridade ao posicionamento do cursor...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)