2012/05/07

O Windows, os DVDs e o VLC

A decisão da Microsoft deixar de fora o suporte para ver DVDs no próximo Windows 8 (nas suas edições mais básicas), obrigando à aquisição de um pacote "media player" disponível um pagamento extra, continua a dar que falar.

Muitas pessoas interrogar-se-ão porque motivo a Microsoft optou por esta decisão para evitar o pagamento de licenças associadas aos codecs... quando existem diversos programas gratuitos que permitem ver DVDs  (como o VLC).

E a resposta demonstra bem o quão "fracturado" está o nosso mundo.

O VLC pode dar-se ao luxo de fazer tudo isto sem necessitar de pagar licenças... por estar sediado em França, onde não são reconhecidas as patentes de software (tal como na maior parte da Europa). Desta forma, os seus developers podem ficar relativamente descansados e "imunes" a esses licenciamentos.


Seja como for, serve este episódio para lembrar o ridículo que é pretender-se fazer passar a ideia de que todos jogam pelas mesmas regras, quando na realidade as regras mudam completamente conforme o "campo" em que estamos. Desta vez, a vantagem está do nosso lado, por não entrarmos na onda do licenciamentos e patenteamentos de coisas tão absurdas como o "software"... mas nem quero imaginar o tipo de pressões que os EUA devem exercer continuamente para que por cá as coisas se alterem no sentido dos seus interesses...

6 comentários:

  1. "mas nem quero imaginar o tipo de pressões que os EUA devem exercer continuamente para que por cá as coisas se alterem no sentido dos seus interesses..."

    Quero acreditar que se resistimos até agora então já não vai ser fácil fazerem nos mudar :)

    ResponderEliminar
  2. Pelo que a Microsoft diz, para incluirem os codecs no Windows 7, tiveram de pagar uma licença, que não é nada barata.
    Isto porque pagam por cada cópia, mesmo nas que são utilizadas em computadores sem leitores de DVD.

    "Based on sales and usage, we supplied codecs to a very large number of PCs that were not capable of playing DVDs or simply did not ever play DVDs."

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/5/12 12:02

    Há quem pague essa mesma licença e não cobra depois preços absurdos pelo seu SO.
    Isto são as chamadas "desculpas de mau pagador".
    Enfim......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se a isso custos disfarçados.
      Algumas empresas cobram valores modestos pelo Sistema Operativo mas em contrapartida cobram uma taxa premium algo elevada no seu hardware.

      Outras tem simplesmente uma quota de mercado tão pequeno que ninguém se chateia com processos.

      Eliminar
  4. Gaius Baltar7/5/12 12:14

    Antes de tudo, o conteúdo armazenado em suporte óptico tem seus dias contados, pois cada vez mais temos conteúdos disponibilizados em suporte totalmente digital. Mas há ainda casos de termos que utilizar DVDs ou afins, para isso o melhor é o sistema de apps, onde só utilizamos o que precisarmos, evitando instalar um "mostrengo" como o Windows Media Player apenas para reproduzir um filme. Enquanto isso ainda não é realidade, utilizo a dupla KMP (para vídeo) e Winamp (para áudio) e nunca precisei do WMP para nada desde que actualizei o PC para o Windows 7.

    ResponderEliminar
  5. http://www.nosoftwarepatents.com/

    ResponderEliminar