2012/05/28

Smartphone do Facebook a Caminho?


Enquanto a polémica sobre a "desastrosa" entrada em bolsa (para a maioria dos investidores) continua a dar que falar, há quem volte a atirar para o ar a possibilidade do Facebook estar a preparar o seu próprio Smartphone e plataforma mobile.

Afinal, há vários componentes que o Facebook já tem preparados e que poderiam constituir alguns dos blocos essenciais da sua própria plataforma mobile; e com os 16 mil milhões de dólares que tem agora em caixa devido à entrada em bolsa, poderia dar-se ao luxo de comprar um fabricante como a RIM ou a própria HTC.

A questão é mesmo saber... se tal jogada compensará.

Se na altura da Palm/WebOS bem desejei que fosse o Facebook a pegar neles (quem sabe como as coisas poderiam ter sido bem diferentes, se fosse o Facebook e não a HP a ficar com eles?), agora o panorama está bem mais complicado: basta ver a dificuldade que o Windows Phone tem tido em se implantar. Embora um Facebook Phone pudesse atrair mais gente; haveria ainda assim muitos milhões de pessoas para quem isso não seria suficiente para abandonarem os seus Androids ou iPhones.

E para o Facebook, será sempre muito mais vantajoso estar presente em todas as plataformas... do que passar a centrar-se na sua própria... digo eu. Mas, o melhor é estar preparado para toda e qualquer surpresa que puder vir destes lados... E não deixaria de ser caricato que, à semelhança do que a Amazon fez, também o FB pegar no Android como base, e apresentar a sua própria plataforma "fechada"... (E tendo o Kindle Fire como exemplo, não podemos dizer que essa opção tenha corrido mal para a Amazon.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)