2012/05/05

Touché - Um Mundo Sensível ao Toque


Hoje em dia já todos estão habituados a dispositivos com ecrãs multitouch, capaz de reconhecer toques e gestos, feitos não só com um, mas com quatro, cinco, ou até mais dedos. No entanto, há ainda muito que se pode fazer com o "toque"... e não só nos ecrãs dos dispositivos móveis ou monitores.

Este Touché é um sistema desenvolvido pela Disney Research, e leva o reconhecimento dos toque para bem além daquilo a que estamos habituados.

Em vez de se limitar a reconhecer "toques", este Touché é capaz de criar um perfil de cada toque que lhe permite detectar diferentes tipos de toque, e que é capaz de funcionar em muitos mais objectos e materiais do que os tradicionais ecrãs de vidro: por exemplo, é capaz de detectar a forma como estão a tocar numa maçaneta de uma porta; ou a forma como apoiam os braços numa mesa; e permite também fazer esta mesma detecção em líquidos - e até usando apenas o próprio corpo.

As possibilidades são imensas... e seria sem dúvida uma excelente forma de tornar praticamente todo e qualquer objecto - incluindo o nosso corpo - numa forma mais natural de interagir com a "tecnologia" que nos rodeia.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)