2012/05/05

TSMC leva os ARMs aos 3Ghz


Embora a Intel se esforce por se implantar no segmento mobile, os processadores ARM continuam a dominar nesta área... e prometem não abdicar desta liderança sem dar luta.

A TSMC anunciou que com o seu novo processo de fabrico de 28nm, foi capaz de levar um CPU ARM  Cortex A9 dual-core velocidades superiores a 3Ghz!

Ou seja... os processadores poupadinhos mas "modestos" começam também a mostrar que são bem capazes de eventualmente começarem a competir com os CPUs da Intel mais poderosos. (E considerando que utilizam arquitecturas mais simples, é bem capaz que possam continuar a subir pela escala dos Gigahertz... algo que nos complexos CPUs CISC de Intel e AMD se tornou impraticável - tendo como consequência orientado a evolução para os CPUs multi-core.)

Será que daqui por 5 ou 6 anos, em vez de vermos CPUs Intel nos smartphones e tablets, acabaremos por ver CPUs ARM nos nossos desktops e portáteis?... Não me surpreenderia nada.

1 comentário:

  1. Bem, eu tenho um quad core a 3.4Ghz no desktop. Dois cores a 3Ghz ainda n é bem a mesma coisa, mas a diferença lá vai encurtando.
    É no entanto engraçado comparar o dissipador e ventoinha do meu desktop com o que tem um smartphone :) parece impossível!

    ResponderEliminar