2012/05/22

Windows 8 em Multi-Monitor


Poderá ainda não ser a situação mais comum, mas aos poucos vai aumentando o número de pessoas que se rende às vantagens de ter múltiplos monitores ligados ao seu computador ou portátil - e será certamente algo que começará a ter ainda maior popularidade com a chegada de sistemas de transmissão "wireless", que permitam rapidamente tirar partido de monitores e/ou televisores que estiverem por perto.

Com o Windows 8 a Microsoft dedicou mais atenção ao suporte dos sistemas multi-monitor e passa a resolver algumas das principais críticas que eram apontadas até aqui.


Para começar, passa finalmente a ser possível ter um botão de start em cada um dos monitores; que é acompanhado por uma versátil capacidade de configuração que faz com que os programas abertos possam aparecer apenas na barra do monitor em que foram aberto, ou aparecer também no monitor principal, ou em todos.

A par disso há também outros melhoramentos, como a possibilidade de se definirem individualmente, fotos (ou grupos de fotos) para monitores específicos, e o Windows ganha também inteligência para saber que tipos de fotos têm formatos mais apropriados para cada monitor (no caso de terem monitores na horizontal/vertical).


Por último, e uma vez que o Windows 8 irá dar bastante uso aos gestos nas margens, ou ao posicionamento do cursor nessas áreas, para chamar os seus menus... também esses gestos passam a poder ser feitos em qualquer um dos monitores - sendo também possível ter Apps "metro" nuns monitores, enquanto noutros se tem o ambiente clássico.

Enfim... parece estar tudo contemplado para que tudo fique "à vontade do freguês".

3 comentários:

  1. Por razões de trabalho preciso de recorrer a dois monitores com alguma frequência.
    O botão start em cada um dos monitores vem mesmo a calhar, é aborrecido minimizar uma janela no monitor 2 e ter de a voltar a abrir no monitor 1.

    Só espero que estes melhoramentos não consumam muitos recursos, mas conhecendo o historial da microsoft...

    ResponderEliminar
  2. Não uso Windows atualmente, mas gosto. E a questão do botão Start em cada monitor é super útil.
    Hoje em dia se não tivesse 2 monitores para trabalhar sentir-me-ía um bocado limitado :)

    ResponderEliminar
  3. O problema é que este botão "start" vai abrir o Metro menu... Que é uma quebra horrível e uma mudança de contexto que é no meu ponto de vista quase a roçar o hediondo.

    Mete-se no caminho... E isso é uma má opção. O que é dos tablets e touch-phones deveria ficar nessa esfera. Tentar misturar tudo é uma estupidez.

    E já se sabe que não se pode desligar, porque o Desktop é uma aplicação Metro, e agrega as aplicações antigas todas...

    Parece-me má ideia, do que já experimentei... E a Apple também vai no mesmo caminho...

    ResponderEliminar