2012/06/29

Flash no Android chega ao Fim


Em tempos anunciado como uma grande mais valia sobre uma outra plataforma mobile concorrente (e usado até à exaustão para a "massacrar"), eis que agora parece ficar demonstrado que o Flash realmente não se adequa aos equipamentos móveis: com a própria Adobe a dizer que não irá suportar o Flash no Android 4.1, e retirando o Flash Player do Google Play a partir do próximo dia 15 de Agosto.

O Flash foi essencial para tornar a web naquilo que hoje conhecemos, mas a sua utilização vai tornando-se cada vez menos necessária (e por vezes até desaconselhada) devido à evolução que permitem atingir os mesmos efeitos usando apenas tecnologias standard e mais amigáveis de todos os browsers - que agora não se resumem apenas a computadores, mas a uma gama bem mais alargada de smartphones e tablets, e onde o Flash não se tem dado muito bem.

Pelo lado positivo, há que reconhecer que a Adobe não tem estado a seguir num caminho sem saída, e há algum tempo que começou a preparar-se para esta transição inevitável (do Flash para o HTML5+Javascript e demais tecnologias web que se pretendem criar - como o WebRTC, etc), adaptando as suas ferramentas - que web designers e web developers tanto gostam - para fazer face a estas novas realidades.

De qualquer forma, uma coisa é certa: se têm coisas "importantes" exclusivamente em flash no vosso site, e pretendem que o mesmo seja acessível ao número crescente de visitantes que dá uso a smartphones e tablets para navegar pela internet... já é mais que tempo de tratarem de uma remodelação que se livre desse legado.

4 comentários:

  1. Google a comprar o flash da adobe soon?

    ResponderEliminar
  2. Nem penses, helder.

    Flash está morto há anos. Só que a malta está ainda acomodada. HTML5 ftw!

    PS: amanha, vais às francesinhas AADM? (responde no G+)

    ResponderEliminar
  3. É pena, usava muito no tablet para ver futebol (sim o flash nos dias de hj só serve mesmo para streaming) e agora com o update para o Xoom a vir em julho, tenho que ver como vou fazer.

    ResponderEliminar
  4. O que está a acabar é a VM para browser. O flash continua a ser usado massivamente mesmo em android através do air. Não têm ideia de quanto o flash ainda é usado. Agora com suporte 3D (pesquisar por stage3d, aways3d) mesmo para mobile e acesso directo à gráfica. E e para jogos nem se fala, procurar por starling.

    Ainda está longe de ficar extinto. Para web sim, mas não extinto no android.

    Vejam aqui:
    http://flashdaily.net/post/17572905362/angrybirds-officially-on-facebook

    Este caso é para adesktop, mas existem muito outros projectos "empacotados" em air a correr em mobile. Então jogos de casinos, uiii nem se fala.

    ResponderEliminar