2012/06/26

Japão Criminaliza Downloads Ilegais, Backups e YouTube?


Está mais que visto que este tipo de coisas parece variar conforme o estado das marés... Enquanto nuns países se avança no sentido de despenalizar a partilha de conteúdos, optando antes por avançar com medidas que facilitem o acesso legal a esses mesmos conteúdos (e assim tornar desnecessários e obsoletos os meios "ilegais"), noutros parecem continuar cegos aos falhanços continuados das medidas repressivas... e voltam a insistir no mesmo.

No Japão passará a ser crime fazer um download "ilegal" ou fazer um backup de um DVD!

Aliás, a medida é tão vasta, que até torna ilegal o visionamento de um vídeo no YouTube caso o utilizador "tenha consciência de que o que está a ver é ilegal"!

É triste ver uma das nações - supostamente - mais avançadas do mundo optar por medidas tão anacrónicas e ridículas por pressão dos poderes que vêem o seu controlo sobre o fluxo da informação escapar entre os seus dedos. Poderes esses que certamente serão os mesmos que fazem com que por cá também tenhamos um comissário europeu que admite que irá ignorar qualquer tipo de rejeição da ACTA votada pelo Parlamento Europeu, e que continuará a tentar "dar a volta ao assunto" até que a mesma seja aprovada.


... Felizmente, tal como noutros tempos os dinassauros se extinguiram, também agora será inevitável que outras extinções aconteçam. Só é pena que esteja a demorar tanto tempo para que estas Indústrias e os seus Lobbys desapareçam (ou decidam finalmente abrir os olhos para as novas realidades.)

Felizmente já temos bons exemplos, de coisas como o Kickstarter, que mostram que o "público" está disposto a financiar e pagar para que se criem as coisas de que gostam e apoiam (de música a filmes, passando por jogos e "coisas")... até às produções originais de novas companhias de distribuição, como a Netflix e a Amazon.

Mas... se pensam que é a mandar pessoal para a cadeia por fazer um download que resolvem o assunto, em vez de o fazerem pela via oposta: de dar o acesso aos conteúdos, sem métodos intrusivos que nos tentam dar lições de moral, e restritivos que fazem com que um conteúdo "legal" seja menos utilizável que um conteúdo piratado... eles que o façam... e que ao menos tenham a sensatez de olhar para os resultados práticos de tais medidas.

1 comentário:

  1. Gosto do "caso o utilizador tenha consciência de que o que está a ver é ilegal"

    De facto é triste que se levem as coisas a esse extremo, contudo é necessário começar a criar legislação para o mundo da internet, principalmente para salvaguardar direitos de autor, privacidade e evitar crimes económicos. Contudo torna-se difícil principalmente porque a internet não tem fronteiras físicas e porque uma vez começando a criminalizar uma coisa ou outra toda a internet pode passar a ser proibida...

    ResponderEliminar