2012/06/17

Novas PowerVR G6230 e G6430


Já devem saber por esta altura, que eu sempre fui um grande fã das PowerVR, mesmo quando o mercado se decidiu a seguir pelo caminho das 3DFX na altura das primeiros GPUs nos PC, e obrigando a PowerVR a aventurar-se no segmento mobile. Agora, mais de uma década mais tarde eis que não posso deixar de sentir uma certa satisfação, ao ver a PowerVR estar novamente em força neste segmento que agora tem dominado as atenções.

Mesmo já tendo das melhores soluções para GPUs mobile, a Imagination não tem ficado quieta e prepara-se para lançar novos "cores" PowerVR que prometem levar o desempenho 3D ainda mais além, com estes G6230 e G6430. GPUs que continuam a disfrutar das capacidades que sempre as distinguiram dos demais GPUs "tradicionais", nomeadamente o método de rendering por "tiles", que permite grande eficiência, sem necessidade de grandes quantidades de memória, e que adequa perfeitamente à utilização de cores extra para melhorar o desempenho.

Vamos lá ver quando poderemos ter equipamentos no mercado a dar uso a estas novas PowerVR, sendo que já é nótavel que em equipamentos como o HTC One X e o Galaxy S3, já se tenham jogos 3D de alta qualidade... que se tornam ainda mais notáveis quando nos relembramos que estamos a jogar jogos num smartphone, com uma resolução de 1280x720... que é maior do que a de muitos portáteis (e maioria dos netbook) que temos no mercado!

2 comentários:

  1. Sim sem dúvida que o PowerVR é uma das melhores apostas no futuro (já o é). Convem dizer que é preciso não se esquecrem dos futuros Mali´s.

    Vai ler uma luta acesa e no fim quem beneficia são os consumidores que vão ter á sua disposição aparelhos muitos interessantes.

    ResponderEliminar
  2. A Intel, AMD/ATI e Nvidia que se cuidem com a ARM e PowerVR! Também se me ocorre o quanto a actual geração de consolas já está ultrapassada, quando já se pode ter quase a mesma potência no bolso.

    ResponderEliminar