2012/06/30

Sidecar - Toda a Gente é um Taxi


Temos visto Apps interessantes que visam tornar mais eficiente o processo de chamar/apanhar um táxi (como o Taxi Aqui de que vos falei no outro dia), no entanto a sua grande maioria dá uso a redes de táxis já existentes. Não seria interessante permitir que qualquer pessoa pudesse servir de "taxista" - ou melhor dizendo: dar boleia - a qualquer outra pessoa, sempre que os seus destinos ou rotas fossem de interesse mútuo?

É precisamente essa a ideia deste SideCar. Uma ideia que permite que qualquer pessoa se torne num condutor ao serviço da comunidade, mas que também levantará também preocupações a respeito da sua segurança: afinal... o que impede que alguém mal intencionado se pusesse na posição de condutor apenas para "roubar" os seus passageiros (ou já agora, o oposto).



Por isso mesmo é que este SideCar obriga a que condutores e passageiros estejam registados e devidamente identificados, sendo que os condutores são igualmente sujeitos a entrevistas via videochat.

Quanto aos pagamentos, e para evitar chatices com as questões legais que em muitos casos impedem que este tipo de serviços inovadores possam crescer, aqui são feitos via "donativos" que cada passageiro decide como bem entender (embora a App apresente o valor sugerido, com base na média do que foi pago ou seia esperado).

Ou seja... um projecto que será odiado por todos os taxistas, mas que me parece ser bem mais interessante a longo prazo. Imagine-se um futuro onde praticamente todos os condutores/pessoas usem este sistema, e que assim podem tornar mais eficiente o transporte para todo o lado.

... Com tantos developers nacionais, porque será que ninguém ainda não terá pegado nisto por cá? Serão os portugueses assim tão "anti-partilha" de automóvel e de servirem de boleia a outras pessoas? Penso que não... :)


2 comentários:

  1. Excelente iniciativa e ideia! Se houvesse cá em Portugal, acho que aderiria.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/7/12 15:56

    Seria uma boa ferramenta, mas penso que isso levaria a um primeiro grande gasto (a aquisição do equipamento de suporte) e não seria do agrado a todos no inicio. Seria excelente que houvesse a aposta neste meio.

    ResponderEliminar